Civil 3D 211 Fail

Vejam a resposta de um funcionário da Autodesk para o post anterior:


Neyton,



No caso exemplificado no seu blog, a maneira correta de fazer o projeto do corredor e levantar quantitativos seria fazendo duas Regions e não duas Baselines.

Baseline refere-se a um eixo principal, não é o procedimento mais recomendado ter duas baselines com o mesmo eixo, o procedimento mais correto seria ter uma baseline e várias regiões.

De qualquer forma o que acontece até a versão 2011, é que as SampleLines devem estar associadas à Baseline, ou seja, para cada Baseline você deveria criar Sample Lines e levantar quatitativos separadamente, quando você cria várias Baselines com o mesmo eixo principal isso leva com que apenas uma destas Baselines seja considerada no levantamento de quantitativos. Este é o comportamento esperado do software até a versão 2011.

A partir da versão 2012, o levantamento de quantitativos foi melhorado, trazendo a possibilidade de levantar quantitativos de corredores e regiões que não estejam associados a oBaseline e as Sample Line que foram criadas, isto facilita e traz mais flexibilidade ao processo de levantamento de quantitativos e está fazendo com que usuários levantem quantitativos de maneira diferente a partir da versão 2012.

Para as versões 2011 e anteriores, os usuários não devem ter vários Baselines com o mesmo eixo (o que teoricamente não tem muita lógica também) e devem levantar quantitativos criando SampleLines para cada Baseline.

Acho que eu já posso te adiantar que a Autodesk não vai considerar isso como um erro do programa, até porque a maneira recomendada para utilização do Civil 3D para projetos de corredores não é essa.

Caso persistam dúvidas sobre esse assunto, favor entrar em contato.



Bom, expliquei que o caso se trata de um exemplo, não um caso real:

eu fiz o exemplo daquela maneira para provocar o mesmo erro que estou tendo em um projeto mais complexo

a minha intenção não era acha "pêlo em ovo"

não há qualquer mensão no help sobre criar sample lines por baseline de corridor

muitas vezes somos obrigados a quebrar em mais de uma baseline com alinhamento repetido, só para impedir a conexão de algumas featurelines

tenho um corredor de um patio de ferrovia, com mais de 30 baselines, muitas delas repetidas e cada uma delas com mais de uma região

acredite quando eu digo que fui obrigado a separar as baselines, senão nao consegia um produto minimamente apresentável em termos de featurlines de corredor....

bom, se a autodesk não tomará providencias, lamento, é a política dela...

minha parte eu fiz, alertei todos os meus contatos e vocês

no mais, obrigado pela atenção!!!


E a minha resposta foi:

Entendi Neyton!



Eu sinto muito pelos inconvenientes causados por essa limitação das versões 2011 e anteriores.

Essa era uma questão já conhecida e na qual a Autodesk trabalhou para solucionar e incluir a solução na versão 2012.

Nosso desenvolvimento, pesquisa e melhorias são sempre voltados para as últimas versões do software, então eu tenho que recomendar sempre que os usuários utilizem a última versão dos softwares.

Se for possível, eu recomendaria continuar o desenvolvimento do projeto na versão 2012 do Civil 3D.

Se não for possível mudar de versão neste momento, por questões de equipes envolvidas no projetos, contratantes, ou qualquer outro motivo, você terá que abordar alternativas que não incluam várias Baselines do mesmo eixo dentro do mesmo corredor para poder levantar quantitativos de todo o corredor de forma mais precisa.

Existem várias possibilidades para contornar isto, como usar DataShortcuts para compartilhar eixos e perfis e manter um Corredor de cada Baseline em um desenho separado e referenciar todos esses desenhos através de Xrefs.

Normalmente as alternativas são trabalhosas, então a solução simples seria migrar para a versão 2012.



Certo... Durma com um barulho desses:

Antes que você pergunte, sim precisa de tudo isso.
É um trecho de ferrovia, que muda de 1 linha para 2, depois 3, 4, 5, 6, 3 e 2, com derivações, muros de contenção, viadutos e tudo mais...

A solução? só uma migrar para o 2012...
Quanto custa?

Com subscription, uma fração do valor da licença...

Todo ano tem uma versão nova que, a meu ver, poderiam ser service packs ou updates.

Esse modelo da Autodesk me parece um tanto quanto filha duma pessoa que troca favores sexuais por dinheiro....

3 comentários:

  1. Oi Neyton,

    Estou com um problema que talvez envolva alguns aspectos do que vc descreve.

    Preciso fazer o projeto de uma via que varia em número de corredores, as vezes são paralelos outras não e o número de pistas muda ao longo do traçado.

    Vc já abordou algum tutorial, algum exemplo ou tem algum site recomendado que trabalhe com essa situação?

    Abraço,

    Diego

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Neyton...
    Pelo meu ver, há uma contradição... Pois além de seus aplicativos serem baseados na plataforma da Autodesk, pelo o que parece, também há um custo por uma atualização... Acho que isso tem um nome... não é mesmo?

    abçs

    Felipe

    ResponderExcluir
  3. I definitely enjoying every little bit of it and I have you bookmarked to check out new stuff you post.

    ResponderExcluir