Civil 3D - Problemas

Você já TENTOU quantificar uma shape de corridor via sample line group e percebou que isso não funciona direito, pelo menos no civil 3d 2011??

Explico:

Faça um alinhamento simples, com 100m de comprimento e greide de cota qualquer. Não precisa superfície nem nada.

Crie uma assembly que contenha alguma subassembly que desenhe shapes, por exemplo usando a BasicLane:

Crie um corridor que use esse alinhamento, perfil e assembly, de tal maneira que ele tenha duas BASELINEs, que serão do mesmo alinhamento, uma que vá do início até a metade (50m) e outra que vai do meio até o fim (100m):

Crie sample line group no alinhamento de 20m, assim teremos 9 a 11 seções. Em seguida crie os section views:

Note que é tudo bem simples, não tem como se confundir.

Agora, no material list, crie um novo material, chamando de pavimento, por exemplo:



Certo, veja que a shape da subassembly BasicLane nas sectionviews estava desligada.

Agora, coloque uma shape DIFERENTE para o material que você acaba de criar no material list e dê os OK que precisar.

Verifique as sectionviews no civil 3d 2012:

Agora no Civil 3D 2011:

Percebem a diferença??

No 2012, ele hachurou corretamente, mas no 2011 ele só hachurou as seções que ficam dentro do intervalo da região da primeira baseline do corridor!!!!!!!!!!

Tá e daí, você pergunta....

Daí, que se essa hachura não preenche o que deveria, consequentemente a área dela é errônea, consequentemente o VOLUME deste material é ERRÔNEO!!!!:

2011:

2012:

Nessas horas, me sinto constrangido... Autodesk, e seu eu tivesse feito o orçamento com os valores do 2011, eu teria errado... E sofreria as consequências...

Qual a responsabilidade da Autodesk nisso? Nenhuma, claro, você deveria ter lido o contrato de licença, em letras MAIÚSCULAS eles se eximem de qualquer erro desse tipo...

Não acreditou nos desenhos acima? baixe eles aqui:
2011
2012

Note que se você abrir o desenho 2011.dwg no civil 3d 2012, e fazer rebuild do corridor, ele funcionará como esperado....

Um comentário:

  1. Eu já havia deparado com essa falha. Só que uma outra vez ele dá certo. calcula os volumes.(só que as resposta com erros são maiores do que com acerto. ;( )
    Notei outra coisa, que pelo menos não havia notado. Não sei se pelo projeto e quantidade de alterações.
    Tabelas de curvas as vezes sai fora de ordem. Se por ventura surge uma curva ou modificação do alinhamento ele irá para o final da lista, receberá o ultimo numero de curva. Até aí dos males os menores. Com relação aos relatorio e até as falhas que obrigam salvar e fechaar o programa e voltar a reiniciar pra coisa funcionar. Enfim, a versão 11 tem sido problematica. Inclusive com a drenagem q já peguei besteira. Estou no aguardo de mudarem aqui no trabalho para o 12.

    ResponderExcluir