Cul d'Sac - curva de retorno.
Antes de começar, COMO QUE ESCREVE ISSO?????????
Beleza, já tem a tão esperada interseção. Que tal um "cul d' sac" agora?
Pra variar, use o dwg do tutorial anterior
Vamos desenhar o bicho no final do alinhamento A2:
Para isso desenhe um alinhamento que comece na tangência do cul d' sac com o meio fio do lado esquerdo, e vá até a tangência do lado direito, como mostra a figura acima.
Lembra do esquema de ver cotas no corridors? bem, vamos usar!!!
Lembra do esquema dos targets do pavimento? vamos usar também!!
Lembra das cópias das seções tipo? adivinha!!!
Primeiro, reproduza as seções tipo abaixo:
Feito isso, vamos ver um perfil do terreno do meio fio do cul d sac e vamos ver onde o greide do alinhamento nos informa cota obrigatória.
Entendeu já como vou modelar? não? é simples: vou usar o assembly PAV (pavimento) no alinhamento A2 e o assembly CULDSAC no alinhamento auxiliar.
Primeiro o perfil do terreno deste alinhamento auxiliar (chamei-o de CUL_A2):
Note que o estilo, estaca essa baboseira toda não é importante, Ainda estamos modelando, ok?
Agora, e as cotas? Primeiro o SuperImposed, vou projetar o greide do perfil A2 sobre o
ProfileView do alinhamento CUL_A2, assim teremos um dos pontos de cota obrigatória
Em seguida, desenhamos um perfil "no grito":
Veja, que marquei o ponto do PIV intermediário. A linha verde-escura é o superimposed gerado pelas estacas marcadas acima.
Os extremos vamos ver agora, use a assembly A2_E, e modele o trecho reto sobre o alinhamento A2 entre as estacas em que inicia e termina o alinhamento CUL_A2, em seguida coloque o desenho para visualizar em 3D ( de preferência NW):
Estas são as cotas. Anote os ID points deles.
Ajuste estes valores no perfil, vai ficar algo parecido com isso:
Pronto, é só incluir agora o pavimento e a calçada:
Veja, adicionei o alinhamento A2 como baseline para a assembly que tem só o pavimento, sendo que os targets desse pavimento são o alinhamento CUL_A2, tanto na elevação como na largura:
Já o alinhamento CUL_A2 ficou como baseline da assembly CULDSAC e o único target que devemos configurar é em que superfície o dayligth deve chegar
Em planta fica assim:
Um pouco mais limpo:
Por fim, em 3D:
É simples, não?
Mas, percebe que o pavimento não cobriu totalmente a rua no finalzinho do alinhamento A2? isso acontece porque a seção tipo é sempre modelada a 90º
a partir da baseline. Aqui podemos fazer 2 coisas: "quebrar" o alinhamento A2, colocando um PI de tal forma que garantimos que a interseção deste com o alinhamento CUL_A2 se dê a 90º, ou podemos fazer vista grossa a este errinho... hehehehe
Não seja como eu, FAÇA O PI!!!! hehhe fica como lição de casa!!!
dwg deste tutorial
Não seja preguiçoso!!! tenta desenhar ANTES de copiar...
Antes de começar, COMO QUE ESCREVE ISSO?????????
Beleza, já tem a tão esperada interseção. Que tal um "cul d' sac" agora?
Pra variar, use o dwg do tutorial anterior
Vamos desenhar o bicho no final do alinhamento A2:
Para isso desenhe um alinhamento que comece na tangência do cul d' sac com o meio fio do lado esquerdo, e vá até a tangência do lado direito, como mostra a figura acima.
Lembra do esquema de ver cotas no corridors? bem, vamos usar!!!
Lembra do esquema dos targets do pavimento? vamos usar também!!
Lembra das cópias das seções tipo? adivinha!!!
Primeiro, reproduza as seções tipo abaixo:
Feito isso, vamos ver um perfil do terreno do meio fio do cul d sac e vamos ver onde o greide do alinhamento nos informa cota obrigatória.
Entendeu já como vou modelar? não? é simples: vou usar o assembly PAV (pavimento) no alinhamento A2 e o assembly CULDSAC no alinhamento auxiliar.
Primeiro o perfil do terreno deste alinhamento auxiliar (chamei-o de CUL_A2):
Note que o estilo, estaca essa baboseira toda não é importante, Ainda estamos modelando, ok?
Agora, e as cotas? Primeiro o SuperImposed, vou projetar o greide do perfil A2 sobre o
ProfileView do alinhamento CUL_A2, assim teremos um dos pontos de cota obrigatória
Em seguida, desenhamos um perfil "no grito":
Veja, que marquei o ponto do PIV intermediário. A linha verde-escura é o superimposed gerado pelas estacas marcadas acima.
Os extremos vamos ver agora, use a assembly A2_E, e modele o trecho reto sobre o alinhamento A2 entre as estacas em que inicia e termina o alinhamento CUL_A2, em seguida coloque o desenho para visualizar em 3D ( de preferência NW):
Estas são as cotas. Anote os ID points deles.
Ajuste estes valores no perfil, vai ficar algo parecido com isso:
Pronto, é só incluir agora o pavimento e a calçada:
Veja, adicionei o alinhamento A2 como baseline para a assembly que tem só o pavimento, sendo que os targets desse pavimento são o alinhamento CUL_A2, tanto na elevação como na largura:
Já o alinhamento CUL_A2 ficou como baseline da assembly CULDSAC e o único target que devemos configurar é em que superfície o dayligth deve chegar
Em planta fica assim:
Um pouco mais limpo:
Por fim, em 3D:
É simples, não?
Mas, percebe que o pavimento não cobriu totalmente a rua no finalzinho do alinhamento A2? isso acontece porque a seção tipo é sempre modelada a 90º
a partir da baseline. Aqui podemos fazer 2 coisas: "quebrar" o alinhamento A2, colocando um PI de tal forma que garantimos que a interseção deste com o alinhamento CUL_A2 se dê a 90º, ou podemos fazer vista grossa a este errinho... hehehehe
Não seja como eu, FAÇA O PI!!!! hehhe fica como lição de casa!!!
dwg deste tutorial
Não seja preguiçoso!!! tenta desenhar ANTES de copiar...
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