Tutoriais 1.03 - Note Labels



Um tutô, sim por que nem só de propaganda vive esse blog, heheheh





Essa semana me perguntaram ali no chat box, como rotacionar textos no civil 3d de forma que eles não fiquem de cabeça pra baixo...

Bem, é sabido que as LABELS não ficam de cabeça pra baixo, então por que não usar elas pra escrever os nossos textos genéricos??

Para usar é simples, chame o comando AeccLblDlgGeneralNote (é eu sei, nome comprido e difícil... você o encontra no menu General, Add Label)

Vi abrir esta tela:


Aí é só clicar o botão "Add" e escolher um ponto qualquer.


Muito que provável, vai aparecer algo desse tipo:

Agora, selecione este objeto e clique o botão direito do mouse (sim, você tem de deixar o menu de contexto ligado. Nada desse negócio tão R14 de repetir o último comando, hehehe), você vai escolher no menu o comando EditLabelText:


Vai abrir o Text Component Editor, que aliás você deve se acostumar a ver. Muitos já me disseram que o civil 3d tem muitas telas com coisas pra editar e configurar e que fica fácil se perder... Bem, se notarem são muitas mesmo, mas todas muito parecidas. Essa por exemplo é genérica e pode editar label de qualquer coisa do civil 3d...


Agora, clique OK e veja o resultado na tela:



Até aí tudo otemo..... Experimente mudar o UCS de tal forma que o texto ficasse de cabeça para baixo usando:
comando UCS,
opção Z,
180 graus
comando PLAN
opção Current

Note que com isso a visualização do desenho retaciona em 180 graus, e isso sem usar o comando ROTATE

Coisa que os arquitetos engenheiros e topógrafos também deveriam aprender de uma vez por todas, heheheh, não adianta georeferenciar um desenho pra depois ferrar tudo usando o rotate

Agor mais um truque legal, experimente selecionar essa label e "estrechar" o blip superior. Vai formar uma Leader certo?

Bom, vamos por partes: porque o texto não ficou de cabeça para baixo?
Porque é uma label!!! Vaos editar o seu estilo. Use o comando LabelStyleEdit (selecione a label, botão direito do mouse, edit label style).

Na aba General, veja o item "Readability Bias". Ele é quem controla o texto para que não fique de cabeça para baixo. Se o angulo de leitura do texto for superior a este valor, sibnifica que estaríamos lendo ele de cabeça para baixo, logo o civil 3d faz uma "rotate" de 180 graus no texto, para deixar ele legível.
E se o ângulo fosse 135 graus? bem, o que ele faz é deixar o texto escrito na horizontal da view em que o texto está sendo mostrado, faça o teste!!!


E a Leader? Bom, ela é controlada pela aba "Dragged State" do editor de estilos:

Não são muitos os itens a verificar. Basicamente o que faz mais diferença é o "Display" que pode ser "Stacked Text" ou "As Composed". O resto muda a aparência da label. Sugiro que você faça teste!!!

Dá pra tirar aquele balão por exemplo ? sim, dá, é so desligar ele.

Ah, eu vi que ele pode colocar algumas informações na label (comando editlabeltext):

Imagine as aplicações disso!!!!
hehehe, sinto que mais gente deixará de usar o leader do autocad......

É isso, que gostou, dá um grito e sai pulando!!!! quem não gostou, bem.... mande seu comentário!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário