Civil 3d - tutoriais - parte 10.3 - Code Sets

Corridors... mais um pouco sobre!!!
Você já criou o corridor, já fez uma interseção e tal, mas, como liga e desliga as linhas do corridor na planta? por exemplo:


Veja, as linhas longitudinais, são as "FEATURE LINES" do corridor, elas são criadas a medida que cada "Point" da Subassembly" passeia pelo caminhamento do alinhamento, por exemplo, uma subassembly de meiofio é assim:


Veja que os vértices são numerados de P1 a P10 e as arestas são numeradas de L1 a L10, já as áreas delimitadas pelas arestas são numeradas de S1 a S2 e cada um destes códigos tem significados:
Point/LinkCodeDescription
P1FlangeFlange point of the gutter
P2Flowline_GutterGutter flowline point
P3TopCurbTop-of-curb
P4BackCurbBack-of-curb
L1 – L3Top, CurbFinish grade on the curb and gutter
L7Subbase, Datum&nbsp
S1CurbCurb-and-gutter concrete area
S2Subbase

Este códigos você encontra para cada subassembly no help. Basicamente o códigos "P" que estão nos vértices formarão as linhas longitudinais ao alinhamento, são as "feature lines". Os códigos "L" são os links entre os códigos "P" e formam as linhas transversais ao alinhamento, são os "Links" e a área formada pelos "links", são as "Shapes" ou hachuras que você vê quando cria uma assembly:



Veja que o pavimento, o meiofio, a base e a subbase tem hachuras diferentes. Elas são as "Shapes" e como tal tem estilos diferentes, Já os "Points" eu preferi mostrar todos iguais, são aqueles círculos com um "X" no que aparecem nos vértices.

Bom, mas como isso afeta o corridor?

O corridor é formado por assemblies que são formadas por subassemblies que tem códigos nos vertices, linhas e áreas, logo o corridor também terá estes códigos, certo?

Muito bem, Desenhe uma Seção tipo, ou pegue este dwg.

Abra o ToolsSpace (comando ShowTS), vá na aba "Settings", e encontre o Code Set Styles:


Clique editar (clique o botão direito do mouse sobre o nome do estilo).
Deverá abrir esta tela:


Interesante não? Clique aquele botão "Import Codes" que aparece aí na tela e selecione sua seção tipo... Veja que os nós Link, Point e Shape são preecnhidos com valores, na imagem acima deixei o nó das Shapes aberto. Experimete clicar naquele ícone vermelho e azul no canto da caixa do nome do estilo na coluna Style. vai aparecer uma telinha escrito "Pick Shape Style" no título... Familiar esta telinha não? Clique editar e veja:


Perceba que a Shape tem o contorno (Shape border line) e o preenchimento (shape area fill) e logo abaixo, podemos alterar o tipo da hachura. Experimente colocar outros tipos!!! Clique os OK que forem necessários e veja o desenho da seção tipo. Pode ser que a escala da hachura esteja muito denso, neste caso aparecerá uma mensagem na linha de comando informando isso.

Já para as os "Links" o estilo fica na coluna "Style" e basicamente se resume em definir a cor, tipo e espessura da linha, aqui está o truque para desligar as linhas perpendiculares (as frequencias das assemblies) no corridor. Criando dois Code Sets, podemos usar um nos corridors onde todos os links estão em estilos desligados, e usar uma nas assemblies que tenha os estilos ligados.

O mesmo pode ser dito para os "Points", só que o estilo será definido na coluna "Feature Line Style".

A linha longitudinal da calçada é uma feature line, a linha do "Daylight" também é. Note que os subassembly de "Daylight" pode desenhar "Feature Lines" diferentes para Corte e Aterro e se colocarrmos em estilos diferentes podemos diferenciar eles na planta:



Em verde, é a "feature line" do "daylight fill" e vermelho é a "feature line" do "daylight cut".

A convenção de talude é adicionada nas propriedades do corridor na aba "Slope Patterns" e você de usar as "feature line" do tipo "Daylight" e "Hinge" das subassemblies "daylight", lembra?

Muito bem, então agora crie 2 Code Sets, um onde os estilos dos links esteja desligado para usar nos Corridors e um com os links ligados para usar nas Assemblies:



Agora, veja as propriedades do seu corridor (comando EditCorridorProperties)
Vá na aba Codes:



Na caixa "Code Set Style" marque o correspondente aos Corridors.
Vá na aba "Parameters", clique o botão indicado na figura abaixo, em seguida no botão "Apply":


Agora clica no botão indicado e clica "Aplly" novamente.


Esta operação é necessária para forçar o corridor a usar o novo "Code Set"

Veja seu corridor, deverá ter as frequencias desligadas!!!

Agora, ligue o Properties, selecione a Assemblu que você usou para desenhar este corridor, e troque o Code Set dela:

Sua Assembly deverá mudar sua aparência....

É isso... susse né?

14 comentários:

  1. Neyton, seus tutoriais são ótimos, eu pessoalmente os utilizo muito nos meus projetos, mais ainda tenho dúvida e não consegui fazer uma seção de estrada vicinal, coisa que no Land era muito simples, e no civil me parece que não tem nenhum assemblie para isso, poderia me ajudar.

    ResponderExcluir
  2. veja este tutorial

    http://tbn2.blogspot.com/2008/09/civil-3d-tutoriais-parte-9-seo-tipo.html

    dificilmente vc nao consegue fazer as seções só com as subassemblies existentes...

    mas se for o caso, dá para fazer uma apartit de polilinhas

    ResponderExcluir
  3. Olá Neyton,
    Primeiramente, parabéns pelo blog, seus tutoriais são muito úteis mesmo!
    Mas olha só, eu estou com um problema, estou fazendo um projeto geometrico de uma rodovia(o primeiro no C3d), tenho a malha do terreno, fiz o alinhamento,, corridor e tal, só que depois que faço todos os passos que tem nos teus tutoriais, quando vou visualizar em 3D, as partes do corridos que estão cortando o terreno ficam "tapadas" por ele.
    Tem jeito de delimitar o terreno para ele nao invadir o corridor?
    Obrigao.

    ResponderExcluir
  4. sim
    1 - crie uma nova superficie
    2 - desligue o estilo da superficie de terreno
    3 - edite a nova surface para fazer um "paste surface" no edits da surface nova, colando a superficie do terreno nesta nova, assim, vc a edita sem detonar o terreno natural
    4 - use a boundary externa do seu corridor (aquela que vc usa para limitar a surface do corridor) como uma "hide boundary" na nova surface

    com isso vc cria um "vazio" no ligar do corridor...

    ResponderExcluir
  5. Neyton! Seus tutoriais são excelentes, agradeço muito a ajuda. Baixei o modelo de drenagem e tentei usar como template direto para os meus arquivos, mas não está funcionando, não aparecem as estruturas, como PV e etc, somente as pipes... Se puder me ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Neyton - Sou moderador do TopografiaGeral, parabenizo pelo Blog, teria uma duvida se o amigo puder me sanar.
    Para dar cortes de alturas nos perfis para coloca-las num geometrico como devo proceder?

    Um abraço

    Edivaldo Lins Macedo

    ResponderExcluir
  7. edivaldo, nao entendi bem, mas se voce esta falando da diferença de cotas nas bandas do profile view, precisa colocar um componente do tipo "profile1 minus profile2 elevation" no conteudo do texto

    e na banda definir nas colunas "profile1" e "profile2" quem estes são

    ResponderExcluir
  8. Camadas do Pavimento (materiais) como posso configura-las. Exemplo:
    Tenho um corpo de pavimento que tem uma camada de Laterita (0,20), outra de macadame (0,34), outra de Brita Graduada (16) e por fim duas Mesclas Betuminosas (Intermediario e Roda dura) (CBUQ no Brasil).

    Como posso demosntrar isto no meu projeto?

    ResponderExcluir
  9. Neyton, como posso extrair o shape de um corridor ou a linha de contorno do mesmo? Quando eu exporto para CAD o mesmo só gera as linhas dos links eu quero gerar um export do contorno do shape para poder fazer um solido depois com um loft por exemplo. É possivel?
    Abraço,
    Jackson.

    ResponderExcluir
  10. nao é so deixar o estilo ligado para o model?

    se ainda assim nao aparecer, coloque a visualizacao do modelspace em 3d e exporte, certificando-se que a hachura apareça antes de exportar

    ResponderExcluir
  11. edivaldo, mude os estilos das hachuras dos shapes do code set style que voce usa no assembly, depois crie uma legenda....

    meio demorada a resposta, hehhehe

    mas antes tarde que mais tarde!!!

    ResponderExcluir
  12. Neyton, sou muito grato por pessoas como vc disponibilizar um pouco do seu tempo, saiba que muitas dúvidas importantes consegui tirar nos seus tutorias. Um Feliz Natal e que 2013 seja de grandes realizações em sua vida, um abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  13. Neylton, sou grato por existir pessoas como vc que disponibilizar um pouco do seu tempo para tirar as dúvidas de profissionais da área de Civil 3D, saiba que muitas das dúvidas tirei com seus tutoriais foram de grande importância. Lhe desejo um Feliz Natal e um 2013 realizações em sua vida. Um abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir