Civil 3d - tutoriais - parte 10.3 - Code Sets

Corridors... mais um pouco sobre!!!
Você já criou o corridor, já fez uma interseção e tal, mas, como liga e desliga as linhas do corridor na planta? por exemplo:


Veja, as linhas longitudinais, são as "FEATURE LINES" do corridor, elas são criadas a medida que cada "Point" da Subassembly" passeia pelo caminhamento do alinhamento, por exemplo, uma subassembly de meiofio é assim:


Veja que os vértices são numerados de P1 a P10 e as arestas são numeradas de L1 a L10, já as áreas delimitadas pelas arestas são numeradas de S1 a S2 e cada um destes códigos tem significados:
Point/LinkCodeDescription
P1FlangeFlange point of the gutter
P2Flowline_GutterGutter flowline point
P3TopCurbTop-of-curb
P4BackCurbBack-of-curb
L1 – L3Top, CurbFinish grade on the curb and gutter
L7Subbase, Datum 
S1CurbCurb-and-gutter concrete area
S2Subbase 

Este códigos você encontra para cada subassembly no help. Basicamente o códigos "P" que estão nos vértices formarão as linhas longitudinais ao alinhamento, são as "feature lines". Os códigos "L" são os links entre os códigos "P" e formam as linhas transversais ao alinhamento, são os "Links" e a área formada pelos "links", são as "Shapes" ou hachuras que você vê quando cria uma assembly:



Veja que o pavimento, o meiofio, a base e a subbase tem hachuras diferentes. Elas são as "Shapes" e como tal tem estilos diferentes, Já os "Points" eu preferi mostrar todos iguais, são aqueles círculos com um "X" no que aparecem nos vértices.

Bom, mas como isso afeta o corridor?

O corridor é formado por assemblies que são formadas por subassemblies que tem códigos nos vertices, linhas e áreas, logo o corridor também terá estes códigos, certo?

Muito bem, Desenhe uma Seção tipo, ou pegue este dwg.

Abra o ToolsSpace (comando ShowTS), vá na aba "Settings", e encontre o Code Set Styles:


Clique editar (clique o botão direito do mouse sobre o nome do estilo).
Deverá abrir esta tela:


Interesante não? Clique aquele botão "Import Codes" que aparece aí na tela e selecione sua seção tipo... Veja que os nós Link, Point e Shape são preecnhidos com valores, na imagem acima deixei o nó das Shapes aberto. Experimete clicar naquele ícone vermelho e azul no canto da caixa do nome do estilo na coluna Style. vai aparecer uma telinha escrito "Pick Shape Style" no título... Familiar esta telinha não? Clique editar e veja:


Perceba que a Shape tem o contorno (Shape border line) e o preenchimento (shape area fill) e logo abaixo, podemos alterar o tipo da hachura. Experimente colocar outros tipos!!! Clique os OK que forem necessários e veja o desenho da seção tipo. Pode ser que a escala da hachura esteja muito denso, neste caso aparecerá uma mensagem na linha de comando informando isso.

Já para as os "Links" o estilo fica na coluna "Style" e basicamente se resume em definir a cor, tipo e espessura da linha, aqui está o truque para desligar as linhas perpendiculares (as frequencias das assemblies) no corridor. Criando dois Code Sets, podemos usar um nos corridors onde todos os links estão em estilos desligados, e usar uma nas assemblies que tenha os estilos ligados.

O mesmo pode ser dito para os "Points", só que o estilo será definido na coluna "Feature Line Style".

A linha longitudinal da calçada é uma feature line, a linha do "Daylight" também é. Note que os subassembly de "Daylight" pode desenhar "Feature Lines" diferentes para Corte e Aterro e se colocarrmos em estilos diferentes podemos diferenciar eles na planta:



Em verde, é a "feature line" do "daylight fill" e vermelho é a "feature line" do "daylight cut".

A convenção de talude é adicionada nas propriedades do corridor na aba "Slope Patterns" e você de usar as "feature line" do tipo "Daylight" e "Hinge" das subassemblies "daylight", lembra?

Muito bem, então agora crie 2 Code Sets, um onde os estilos dos links esteja desligado para usar nos Corridors e um com os links ligados para usar nas Assemblies:



Agora, veja as propriedades do seu corridor (comando EditCorridorProperties)
Vá na aba Codes:



Na caixa "Code Set Style" marque o correspondente aos Corridors.
Vá na aba "Parameters", clique o botão indicado na figura abaixo, em seguida no botão "Apply":


Agora clica no botão indicado e clica "Aplly" novamente.


Esta operação é necessária para forçar o corridor a usar o novo "Code Set"

Veja seu corridor, deverá ter as frequencias desligadas!!!

Agora, ligue o Properties, selecione a Assemblu que você usou para desenhar este corridor, e troque o Code Set dela:

Sua Assembly deverá mudar sua aparência....

É isso... susse né?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...