Solids Builder - Modelador de sólidos para o novo plugin

Boa noite!!

Hoje vou mostrar um pouco mais do avanço do novo plugin que estou fazendo, o SOLIDOS (é ainda não arranjei um nome)

Veja:


Nesta imagem, vemos o SOLID BUILDER, que será o construtor de modelos de dispositivos do programa.

Pense no Sub Assembly Composer do Civil 3D.:



Você cria pontos, links e shapes nele.

Aqui, você cria os pontos (esferas magenta), que geram polígonos (laranja) que extrudam sólidos (verde/azul?), simples né?

Aí, tem os conectores, que são os pontos onde os tubos irão conectar.

E tem também os "grip points", aqueles cones verdes.

A ideia é parametrizar o dispositivo, então na tabela, você define as propriedades:


Com essas propriedades, você define os elementos: pontos, polilinhas...


Um exemplo:


Aqui, X, Y, Z do ponto "Point4" são definidos em função de ( L = Largura/2 ) e ( C = Comprimento/2 )

No exemplo abaixo, a montagem da polilinha:




No fim, o uso no plugin SOLIDOS:




Os próximos passos:


  1. Opção de colocar uns "dimensions", para que o usuário possa "documentar" seu modelo, saca? pra quando ele estiver montando o "parts list", tenha essas "dimensions" mostrando onde esta a largura, comprimento, etc
  2. Opção de ligar/desligar itens, pois se o modelo ficar muito complexo, desligar alguns itens ajuda na visualização
  3. Execução passo a passo, para que o usuário veja como está rodando o fluxograma da modelagem
  4. Incluir mais ferramentas de modelagem (slice, revolve, etc)
  5. Enfeitar os ícones
  6. Escrever a ajuda
  7. etc


Se parece com o Inventor? Sei lá, não tenho essa pretensão toda, hehehehe

Tem sugestões?

Entre em contato!!!

3 comentários: