SEC2PTS - Mais uma vez me salvando!!!

Mais um dia, mais um serviço de estagiário!!!

Desta vez, o problema é reconstruir no Civil 3D, um projeto geométrico de uma ferrovia.

O problema:

O projeto fornecido é em CAD puro, todo explodido!!! Com planta, perfil e seções gabaritadas:


Parece familiar?

Sim, também faço isso o tempo todo.... Mas vamos lá, esse projeto tem 2681 estacas, espaçadas de 20 m.

O eixo eu desenhei à mão (na verdade uma lisp fez isso por mim, outro dia eu posto).

E as seções gabaritadas, pra que servem?

Bem se as seções típicas são poucas, basta fazer o corredor e pronto. Mas neste caso, elas são muito variadas e se você olhar mais de perto, notará superfícies de terreno, primeira e segunda categorias.

Então para não gastar dias lendo relatórios de sondagens, porque não recuperar as superfícies originais que geram estas seções?

O mesmo vale pra terraplenagem!!! Pra quê ficar modelando corredor, se posso recuperar a superfície, se é o que me interessa??

Ah, mas tu pode dizer que o corredor, blá, blá, blá.... Bem, eu preciso validar um projeto existente e para isso, tenho de avaliar os volumes de terraplenagem e tenho somente as seções gabaritadas, planta e perfil explodidos, lembra?

Vamos lá então, usei o meu plugin SEC2PTS que interpreta as seções gabaritadas e gera os pontos em planta com X,Y,Z:

Note os pontos selecionados.

São pontos do CAD, com Z. Daí pra frente é trivial gerar a superfície no Civil 3D

Mas, como o plugin faz isso?

Bem, toda seção gabaritada sempre tem ao menos isso:

Note: um título com a estaca, linhas de grade, eixo, texto com as cotas e a polilinha da seção. Em planta, temos o eixo.

Então com um pouco de geometria, convertemos ESTACA, OFFSET, COTA em X,Y,Z. Simples né?

Na tela do plugin, configuramos os layers:


Em seguida, selecionamos o alinhamento e pronto, é só esperar. Aqui as 2681 seções foram processadas em 3 minutos com um HP EliteBook I5, 8GB e gerou cerca de 118 mil pontos para a seção do terreno e cerca de 20 mil para a terraplenagem.

O processo todo levou pouco menos de uma hora e tenho mais de 50 km de eixo!!! Demorou mais pra desenhar o eixo que gerar as superfícies!!!

Parece bobagem o plugin. Mas a verdade é que aparece com frequência esse trabalho por aqui.

Fico pensando quando é que vão começar a exigir aquele tal de BIM, para que recebamos o tal CD (sim tem uns doidos que usam isso ainda, hehehe) com o projeto COMPLETO, com o modelo do Civil 3D ou InfraWorks...

Até lá damos graças quando fornecem uma versão em CAD, além daqueles famigerados PDFs!!!

Ah, saiba que se você só fornece o PDF, as pessoas te odeiam!!!!

Achou legal o plugin? Não deixe de testar gratuitamente por 15 dias, basta se registrar.

Baixe agora mesmo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário