C3DRENESG - atualização

Mais uma atualização do c3drenesg:
04/06/2009

  1. Correção no cabeçalho das linhas, para mostrar o nome do trecho ao exportar a planilha

  2. Adição da Declividade Mínima nas redes de esgoto.

  3. Inclusão de uma calculadora de população
  4. Correção da função que salva os estados das colunas. Apesar de salvar, ela não escondia as colunas desabilitadas.

25/06/2009

  1. Adição de colunas nas planilha de esgoto.

  2. C3dnum agora pode numerar começando em numeros diferentes de 1

  3. Adição do cálculo da velocidade crítica para redes de esgoto, ela é comparada com a velocidade final de escoamento

  4. Adição de tabela de erros. Agora todos os erros são listados numa tabela, facilitando a depuração deles na planilha de cálculo.

  5. Adição de novas equações de chuva.
  6. Alteração no modo como as equações de chuva são escritas, possibilitando adicionar equações de uma forma mais intuitiva e prática, além de aceitar qualquer formato de equação.


03/08/2009
  1. *Adição de dos parametros da rede às propriedades dos tubos e estruturas.

  2. possibilidade de interromper loopings longos

  3. Comando para setar a superficie dos elementos selecionados(em teste)



*Em fase de teste (funciona no 2009 e 2008), com isso é possivel colocar em labels ou no profgileview dados como a vazao escoando e coeficientes de infiltração usados

Importante lembrar que estas alterações foram feitas a pedido de usuários, portanto se você tem algum comentário, sugestão ou crítica, sinta-se a vontade em me mandar um email!!!

Civil 3d - tutoriais - parte 10.3 - Code Sets

Corridors... mais um pouco sobre!!!
Você já criou o corridor, já fez uma interseção e tal, mas, como liga e desliga as linhas do corridor na planta? por exemplo:


Veja, as linhas longitudinais, são as "FEATURE LINES" do corridor, elas são criadas a medida que cada "Point" da Subassembly" passeia pelo caminhamento do alinhamento, por exemplo, uma subassembly de meiofio é assim:


Veja que os vértices são numerados de P1 a P10 e as arestas são numeradas de L1 a L10, já as áreas delimitadas pelas arestas são numeradas de S1 a S2 e cada um destes códigos tem significados:
Point/LinkCodeDescription
P1FlangeFlange point of the gutter
P2Flowline_GutterGutter flowline point
P3TopCurbTop-of-curb
P4BackCurbBack-of-curb
L1 – L3Top, CurbFinish grade on the curb and gutter
L7Subbase, Datum&nbsp
S1CurbCurb-and-gutter concrete area
S2Subbase

Este códigos você encontra para cada subassembly no help. Basicamente o códigos "P" que estão nos vértices formarão as linhas longitudinais ao alinhamento, são as "feature lines". Os códigos "L" são os links entre os códigos "P" e formam as linhas transversais ao alinhamento, são os "Links" e a área formada pelos "links", são as "Shapes" ou hachuras que você vê quando cria uma assembly:



Veja que o pavimento, o meiofio, a base e a subbase tem hachuras diferentes. Elas são as "Shapes" e como tal tem estilos diferentes, Já os "Points" eu preferi mostrar todos iguais, são aqueles círculos com um "X" no que aparecem nos vértices.

Bom, mas como isso afeta o corridor?

O corridor é formado por assemblies que são formadas por subassemblies que tem códigos nos vertices, linhas e áreas, logo o corridor também terá estes códigos, certo?

Muito bem, Desenhe uma Seção tipo, ou pegue este dwg.

Abra o ToolsSpace (comando ShowTS), vá na aba "Settings", e encontre o Code Set Styles:


Clique editar (clique o botão direito do mouse sobre o nome do estilo).
Deverá abrir esta tela:


Interesante não? Clique aquele botão "Import Codes" que aparece aí na tela e selecione sua seção tipo... Veja que os nós Link, Point e Shape são preecnhidos com valores, na imagem acima deixei o nó das Shapes aberto. Experimete clicar naquele ícone vermelho e azul no canto da caixa do nome do estilo na coluna Style. vai aparecer uma telinha escrito "Pick Shape Style" no título... Familiar esta telinha não? Clique editar e veja:


Perceba que a Shape tem o contorno (Shape border line) e o preenchimento (shape area fill) e logo abaixo, podemos alterar o tipo da hachura. Experimente colocar outros tipos!!! Clique os OK que forem necessários e veja o desenho da seção tipo. Pode ser que a escala da hachura esteja muito denso, neste caso aparecerá uma mensagem na linha de comando informando isso.

Já para as os "Links" o estilo fica na coluna "Style" e basicamente se resume em definir a cor, tipo e espessura da linha, aqui está o truque para desligar as linhas perpendiculares (as frequencias das assemblies) no corridor. Criando dois Code Sets, podemos usar um nos corridors onde todos os links estão em estilos desligados, e usar uma nas assemblies que tenha os estilos ligados.

O mesmo pode ser dito para os "Points", só que o estilo será definido na coluna "Feature Line Style".

A linha longitudinal da calçada é uma feature line, a linha do "Daylight" também é. Note que os subassembly de "Daylight" pode desenhar "Feature Lines" diferentes para Corte e Aterro e se colocarrmos em estilos diferentes podemos diferenciar eles na planta:



Em verde, é a "feature line" do "daylight fill" e vermelho é a "feature line" do "daylight cut".

A convenção de talude é adicionada nas propriedades do corridor na aba "Slope Patterns" e você de usar as "feature line" do tipo "Daylight" e "Hinge" das subassemblies "daylight", lembra?

Muito bem, então agora crie 2 Code Sets, um onde os estilos dos links esteja desligado para usar nos Corridors e um com os links ligados para usar nas Assemblies:



Agora, veja as propriedades do seu corridor (comando EditCorridorProperties)
Vá na aba Codes:



Na caixa "Code Set Style" marque o correspondente aos Corridors.
Vá na aba "Parameters", clique o botão indicado na figura abaixo, em seguida no botão "Apply":


Agora clica no botão indicado e clica "Aplly" novamente.


Esta operação é necessária para forçar o corridor a usar o novo "Code Set"

Veja seu corridor, deverá ter as frequencias desligadas!!!

Agora, ligue o Properties, selecione a Assemblu que você usou para desenhar este corridor, e troque o Code Set dela:

Sua Assembly deverá mudar sua aparência....

É isso... susse né?