ExpGE Exportar para o Google Earth

Experimente agora mesmo a nova versão deste que é o plugin mais popular da minha página!!!

Ele está no pacote TBN2CAD

Neste pacote tem vários programas bem úteis, veja:

EXPGE2, nova versão do EXPGE, que consegue exportar mais coisas e mais rápido
READKML2, nova versão do READKML, para importar para o AutoCAD os arquivos KML gerados no Google
IMPORTGMMAP, que tal importar imagens do Google Maps ou mesmo do Bing Maps para o AutoCAD?
IMPORTGMPTS, então você quer importar pontos com elevação para modelar o terreno? Sim!!!
STREETVIEW, não seria legal ter uma janela do Google Street View no AutoCAD, que mostrasse a posição do seu desenho? Seria? Teste agora!!!

Isso tudo e mais, baixe o TBN2CAD agora!!!






Alguém já quis ver seu desenho/levantamento topográfico desenhado sobre uma foto aérea da área em questão? Putz que pergunta, se você chegou a este blog, provavelmente faz isso o tempo todo...

Mas e quando você não tem a foto aérea, o que fazer? use o Google Earth, claro, é grátis.

Você tem o desenho tem o google earth, mas como colocar o seu desenho nele?

Existem algumas soluções, até mesmo da própria autodesk, mas que sinceramente... bem, use-o.

O plugin para o Civil 3d é muito bom, apesar de você ter de editar os parâmetros do SAD69...

A maioria dos casos você tem o autocad apenas, e quer visualizar seu levantamento sobre a imagem... Para isso, fiz o EXPGE.
É uma ferramenta para auxiliar na decisão do plano de vôo para aerolevantamentos por exemplo, dadas as coordenadas inicial e final você consegue desenhar um retângulo que cubra a faixa de interesse, e verificar se esta atenderá seu projeto.

Sim, porque um plano de vôo mal feito pode causar atrazos e custos desnecessários.

Vamos experimetar com o mapa do Brasil, por exemplo:




Chame o EXPGE na linha de comando, vai aparecer esta tela:




Nela, ajuste o referencial, o fuso (ou meridiano central) e o hemisfério, caso você não saiba calcular, ou não saiba o que é fuso, clique o botão grando com uma interrogação, aparecerá esta tela:




Nela, clique o mouse sobre o local aproximado do seu levantamento, no caso, cliquei sobre a área do estado do Paraná e o EXPGE me informou fuso=22, hemisfério Sul.

Clique "Beleza" (hehehehe), voltará para a tela do EXPGE, veja que o fuso é o 22, caso você saiba o meridiano central, informe-o, o programa calculará o fuso, se souber o fuso ele calcula o meridiano central.

Clique "Beleza" (espaço pra mais uma risadinha, hehehe) novamente. O programa irá coletar os dados de geometria de linhas, círculos, arcos, polilinhas, splines, hachuras e elipses, e escreverá o conteúdo num arquivo de extensão KML, que é reconhecido pelo Google Earth. Se você deixar a caixinha "Abrir o Google Earth ao terminar" marcada, o autocad irá abrí-lo.

Já no Google Earth, os layers das linhas se transformarão nas pastinhas dos "Lugares temporários" possibilitando que você desligue os layers para facilitar o entedimento:

Observe as pastinhas, observe o desenho sobreposto, é ou não é interessante? Muito bom pra impressionar chefes/clientes também, heheheh

Agora, digamos que você quer fazer uma demarcação no Google Earth duma área, "no grito" mesmo, e quer levar esse desenho para o autocad, é possível?

sim!!! Use a ferramente de desenhar polígonos do google earth, depois clique sobre ela e escolha "salvar como", use a extensão KML, ok?

Grave o arquivo em algum lugar, em seguida, no autocad digite READKML, aparecerá a tela abaixo:




Clique o botão ">" escolha o arquivo KML que você salvou, ajuste o seu referencial (normalmente o sad69) e clique o botão "Beleza", e veja a linha desenhada no cad:




A mesma filosofia do EXPGE em relação aos layers é usada: se você criar pastinhas no google earth, as linhas desenhadas irão parar em layers com o mesmo nome da pastinha!!!

Isso facilita "pseudo-digitalizações", que servirão de croquis para trabalhos mais elaborados!!!

OBS: De maneira alguma este programa fornecerá um levantamento acabado, pelamordedeus não me use isso pra dizer que "fez" o levantamento!!! até porque o google earth não é absolutamente preciso, hein!!! Use por sua própria conta, não me responsabilizo pelo seu mau uso!!


No mais é isso, Download aqui!!

Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!!!

atualmente, disponho de uma versão que exporta blocos como eles são e hachuras com textura, se estiver interessado, veja aqui

Também disponível na Autodesk Exchange Store
Veja a lista de programas que desenvolvo aqui: tbn2net.appspot.com/listaprog

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...