Civil 3d - Tutoriais - 11.1 - Canal

Vamos fazer o seguinte, Um canal, com escavação em rocha e solo. As paredes tem inclinações, banquetas já conhecidas, deste exemplo. Basicamente é isto:

Veja que para dar certo, precisaremos ter as superfícies do terreno natural e precisamos conhecer a espessura da camada de solo. Bem... o terreno natural é fácil, vem do levantamento topográfico e isso você já deve ter. no meu exemplo, eu "criei" uma topografia fictícia, com duas 3DPOLY, usando-as como breaklines.
Baixe-as.

Feito isso, criei a surface TERRENO, e adicionei estas breaklines. Se bem que seria interessante usar a SUA própria topografia, ok?

O passo seguinte, será fazer a surface da rocha, para isso imagine que nossas sondagens acusam uma camada de solo de cerca de 5 metros de espessura... bem... será que podemos considerar uma camada uniforme? Isso é você quem decide ai no seu projeto, para efeito de exemplo, a minha cada é de 5 metros e fim de papo, hehehe

Vamos lá, crie agora outra surface, chame-a de ROCHA. Agora cole o terreno dentro dela.

Opáááááá!!! Como assim Bial????
Assim:


Expanda "Surfaces/ROCHA/Definition/Edits" e clique o botão direito do mouse sobre o o "Edits" e escolha "Paste Surface". Escolha a surface TERRENO e clique OK:

Agora, vamos fazer a surface ROCHA estar 5 metros abaixo desta, para isso, no menu anterior ("Surfaces/ROCHA/Definition/Edits", botão direito) escolha "Raise/Lower Surface". O civil 3D irá pedir para informar quanto mover na direção "Z", vertical, como preferir. Informe 5 negativo, para que a surface da ROCHA desça.
Pronto você já deve ter algo parecido com isso:

É, tosco, eu sei... mas baixe assim mesmo, hehehe!!!

Crie o alinhamento e o perfil do canal:




Viu como o perfil da ROCHA ficou 5 metros abaixo do perfil do TERRENO?
O greide do undo do canal eu arbitrei uns 10 metros de profundidade, com caimento de 0,26%.
Baixe o alinhamento com o perfil

Agora, a perte "difícil":
Modelar a seção tipo. Veja a primeira imagem:

Na verdade, são dois taludes escalonados, apenas isso...
Para fazer o fundo, vou usar a SUBASSEMBLY "LinkWidthAndSlope" e as paredes serão feitas com "DaylightBench", um para a rocha e outro "pendurado" a este para o solo. Veja que tomei o cuidado de nomear cada SUBASSEMBLY, na hora de setar os TARGETs do corridor (sim, modelaremos um corridor!!!).



Veja ainda que o SUBASSEMBLY "DaylightBench" tem "CUT" e "FILL", como se trata de um canal, não vou usar a parte "FILL" deles. Por isso o SUBASSEMBLY "DaylightBench" correspondente ao terreno está pendurado na parte "CUT" do "DaylightBench" da rocha.

Os valores dos parâmetros de cada subassembly é por sua conta!!! Exercite isto tentando imitar a seção dada!!
Veja como fica.

Então, vamos modelar o corridor!!!
A tela principal:


Os "targets":


A surface dos códigos "Datum":


E sua "boundary" pelo "DayLigth" mais externo:


E pronto, uma vista superior:


Estará certo isso??? Vamos fazer umas seções pra ver!!!

Escolhi seções de 20m em 20m, com 30m para cada lado e desenhei as "sections views":


É... deu certo, vamos pintar as seções com os cortes em solo e em rocha?
Para isso, acesse as propriedades das "SAMPLE LINE GROUPS" e vá na aba "Material List", crie duas como na figura:


E o resultado:


Agora, use o comando ADDMATERIALVOLUMETABLE:


Escolha o material "CORTE SOLO", depois repita para "CORTE ROCHA":


A tabela eu usei o estilo "Standard", só tirei o preenchimento....
Pra finalizar, o canal em 3D:


Veja o resultado final

16 comentários:

  1. Neyton,
    Fico muito grato pela sua atenção.
    A minha situação não é um canal, mas sim uma pista. Nas situações onde tenho o corte abaixo do nível da rocha fica perfeito, mas se for em aterro ou mesmo se o corte não chegar na rocha ele gera uma seção toda louca, pois ele gera obrigatoriamente os dois taludes, mesmo nas situações onde só teríamos o talude simples (corte/aterro em solo).
    Como faria nessas situações?
    Muito Grato.
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. a situação da sua seção nao mencionava aterro...

    há que se ter um pouco de imaginação.... quebre o corridor em mais de uma region e crie seções diferentes para cada uma delas... no perfil ou nas seções fica óbvio onde uma começa e outra termina

    ResponderExcluir
  3. Eh... eu não mensionei no desenho. Apenas disse no texto sobre o aterro.
    O meu traçado é muito grande e ficaria inviável criar diferentes seções tipo e várias regiões...
    Infelizmente estou começando a pensar em calcular isso no Topograph... rss... fazer oq...
    Se tiver alguma luz...
    Muito grato.
    Marcelo

    ResponderExcluir
  4. você só terá poucas seções:
    solo rocha
    corte corte
    corte aterro
    aterro aterro
    aterro corte

    se fizer no topograph, poste aqui a solução, pode ser útil para outros

    ResponderExcluir
  5. Sim posto, claro.
    Grato
    Marcelo

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Neyton!

    Estou com um problema na geração de Notas de Serviço pelo "Slope Stake Report". O projeto é uma rodovia de 80Km de extensão. Eu modelei os "corridors" de 2 em 2Km em arquivos distintos, sendo que todos os arquivos têm uma base em comum contendo a surface do terreno natural, o alignement (com todas as transições de superelevação), e os profiles (Terreno e Greide Projetado). Utilizei 4 seções para modelar os corridors: Corte Lado Esquerdo, Aterro Lado Esquerdo, Corte LD e Aterro LD, e 2 baselines (Uma para o LE e outra para o LD). Até a metade do trecho mais ou menos, ele me gera o relatório de Notas de Serviço pelo "Slope Stake Report", mas da seguinte forma, ele faz primeiro o Lado Esquerdo que é a Baseline 1 depois eu tenho que remover a Baseline 1 para ele me gerar o relatório do Lado Direito. E da metade do trecho pra frente ele me gera uma tabela em branco. Será que é algum "tilte", ou algum parâmetro que tem que ser ajustado? Se você tiver alguma sugestão eu agradeço muito.

    Grato,
    Tiago Mori

    ResponderExcluir
  7. tb to craque agora em projeto de canais.. aqui eu trabalho com 3 superficies..

    e varias secoes variadas.

    ResponderExcluir
  8. tiago, tente abrir a macro em VBA desse report...

    veja a macro em:
    C:\Documents and Settings\All Users\Dados de aplicativos\Autodesk\C3D 2009\enu\Data\Reports\vba

    ResponderExcluir
  9. Não teve jeito Neyton,

    Ela continua dando um "bug"...
    Mas de qualquer forma eu agradeço pela atenção... desculpe a demora para responder, é q eu estava de férias.

    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    Sou iniciante no uso do Civil 3d.
    Estou com dificuldades para escavação de canal. O projeto é parecido com esse do tutorial, porém do lado esquerdo será apenas aterro e do lado direito tem talude igual ao exemplo. P/ piorar o canal tem uma inclinação de 0,4m/km.
    Tem como fazer isso utilizando o grading?

    ResponderExcluir
  11. sim, dá pra fazer com grading, mas você precisará criar a feature line corretamente, como se fosse um alinhamento e definir suas alturas como se fossem greides projetados...

    eu prefiriria criar um corridor e nos aterros, se tiver banquetas, usar o dayligth bench mesmo... as vezes não dá pra fazer tudo com a mesma seção tipo, ai voce roda uma vez com a seção que vc tem, depois analiza onde dá errado e substitui aquele trecho por uma seção diferente...

    ResponderExcluir
  12. ptz... cara vc salvou me traseiro...tnks

    ResponderExcluir
  13. Mário Berlando6/12/10 18:03

    Neyton, muito bom o seu site. Estou iniciando no uso do C3D e estou com uma dúvida neste tutorial do canal. Já gerei a Assemblies duas vezes para corigir algum eventual erro e ele apresenta a mesma incoerência. Próximo a superfície de rocha o talude de solo inicia na berma, ao invés de iniciar no encontro da rampa com a superfície da rocha. O que você acredita que está acontecendo?

    ResponderExcluir
  14. pode ser varias coisas....

    o que eu notei é que o civil se perde ao fazer target de daylight que sai de daylight....

    voce pode tentar o seguinte:
    faz um corredor ate a rocha, depois gere uma featureline pelo daylight ali gerado

    depois faz outro corridor que usa essa feature line como ponto de apoio e que atinja o solo

    em duas partes...

    se bem me lembro esse tutorial eu fiz usando o civil 3d 2009 ou 2008 e lá funcionou bem, mas quando tentei a mesma solução no 2010 e 2011, deu problema, então resolvi com esta idéia que dei agora...

    teste, se funcionar, mande mensagem

    ResponderExcluir
  15. O exemplo que vc deu estar indisponível para download.

    ResponderExcluir
  16. Boa Noite Sr Neyton, me tir uma duvia, resumindo uma ajudinha bom gerei meu corredor, gerei a surface dele mas quando vou pedir para efetuar o pasting na lista (select surface to paste nao apareçe minha surface do corredor será que falta algo. me ajude por favor.

    ResponderExcluir