Agora sim, vamos fazer algo que se pareça mais com engenharia, hehehehe, primeiro, pegue um desenho que tenha alinhamentos e greides
já definidos
Para modelar uma rua, claro, precisa da seção tipo
Er... me ocorreu que você talvez não tenha entendido bulhufas do tutorial anterior.... lamento... não se preocupe fará sentido agora
Uma estrada, rua, ou "corridors" se preferir, nada mais é que um "extrude" da seção tipo caminhando pelo alinhamento em sei greide... nada mais que isso
Claro, com algumas peculiaridades, por exemplo, o pavimento poderá sofrer variação da largura (com um
ta per por exemplo), ou da superelevação, alias, superelevação é um tema que não abordei no tutorial de alinhamentos... voltaremos a falar disso mais pra frente...
Mas pra que nos servirá modelar o dito corridors? Bem... ele serve "pra inglês ver", para você tirar quantitativos de volume de CBUQ, terraplenagem, base, subbase, etc...
Serve até para você corrigir greides!!!
Bom, vamos lá, use o comando CREATECORRIDOR:
Este comando inicia pedindo uma "baseline" na linha de comando... baseline é o alinhamento da rua, selecione-o... no exemplo, eu vou fazer do alinhamento A0.
Ah, se você clicar o botão direito do mouse ( ou clicar ENTER) sem selecionar o alinhamento, aparece este quadro:
Selecione o alinhamento e clique OK.
A próxima coisa que ele vai pedir é o perfil a ser usado, aqui entra o Greide!!
Se fizer o mesmo (clicar ENTER sem selecionar nada):
E agora, a seção tipo (mesmo esquema):
Feito isso, aparecerá a tela de criação do corridors:
Nela dê um nome ao Corridor. Que seja um nome inteligente, por exemplo, o mesmo nome da rua!!
Agora analise o resto da tela... Na primeira coluna, temos o nome da Baseline, normalmente incremental (1,2,3...) e na
próxima coluna, em quê alinhamento ela está, veja que aparece o A0, que selecionamos no início.
Na coluna "Profile", aparece o nome do Greide deste alinhamento e na coluna "Assembly" tem no nome da seção tipo.
Bem trivial não?
As duas próximas colunas nos dizem a estaca inicial e final do corridors. Imagine um alinhamento que tenha 100 metros, mas queremos modelar uma estrada de apenas 50, é só definir as estacas que queremos!! Para isso, clique aquele pequeno ícone que está na célula da estaca; A tela de edição do
corridors irá se esconder e você poderá ver em planta a estaca.
Aqui cabe uma observação:
Apesar do estaqueamento do alinhamento ser de 20 em 20 metros, os valores que aparecem nestas 2 colunas são referentes as estacas de 100 em 100 metros... e não adianta, se você escrever 3+15m lá, não será 3*20+15 que o civil 3d entenderá!! Será 315 (3*100+15)
Só irão aparecer estacas de 20 em 20 nestas colunas DEPOIS que você modelar o
corridors, sair desta tela e entrar novamente... aguarde e confie...
Talvez o maior problema esteja nas colunas "Frequency" e "Target". Na primeira, você
deve informar de quanto em quanto o civil 3d irá desenhar a seção tipo. Não escolha valores pequenos até ter certeza do que esta fazendo...
Valores pequenos? De novo: quequeíssomermão??? hehehe, imagine uma rua de 100 metros... você so quer ter certeza que a estaca inicial e final estão marcadas corretamente e que configurou os "Targets" corretamente (já vou falar dele) não tem necessidade de modelar a cada 1 metro... daria 101 seções... se escolhesse 25m, dariam apenas 5, o que seria bem mais rápido... e acredite, isso pode demorar!!!
Para acertar este valor, clique os três pontinhos da célula:
A tela que se abre é auto-explicativa:
A não ser pelo segundo quadro, nele você define "estacas especiais" que dever ser modeladas além daquelas que forem abrangidas pelo método normal... não esquente com elas ainda.
Agora, clique os três pontinhos da coluna "Target", aparecerá esta tela:
Aqui definimos onde o "Daylight" (a linha do talude) irá se projetar, veja que em "Surfaces" escolhi a superfície do terreno:
Veja que a "subassembly" do "daylight" tem duas linhas, uma para corte outra para aterro. Somente uma delas irá atingir o terreno, correto? é isso que acontece...
Agora, imagine que quiséssemos fazer uma superlagura, ou um TAPER,
deveríamos para isso, criar um alinhamento que nos dissesse aonde esta a borda do pavimento, já que a largura deste irá variar e, assim, colocaríamos o "Target" do "LaneOutSideSuper" (pavimento) que precisamos (que é a borda do pavimento) neste alinhamento.
Ainda, imagine que a rua tem uma superelevação incomum (diferente daquelas fornecidas pelo alinhamento), ou uma rampa. A borda do pavimento deveria seguir com a cota diferenciada deste alinhamento da superlargura... Logicamente deveríamos colocar lá o greide do alinhamento da borda!!
Não se preocupe, Interseção de corridors usa TODOS os "targets" visíveis nesta tela, quando desenharmos uma interseção, ficará claro. Por enquanto, preocupe-se apenas com o "Target" da do "Daylight", na seção "Surface" desta tela.
Bom, clique os OK que precisar, vai modelar, em seguida coloque para visualizar em 3d:
Vemos a nossa seção tipo desenhada em 3d e as diversas seções conectadas umas as outras por linhas que chamamos "FEATURE LINES". Elas tem utilidades que veremos mais adiante...
Agora, que tal sabermos quanto de corte e aterro precisamos para modelar esta rua?
Primeira coisa é fazer aparecer a tela de edição de corridors:
Aí, vá até a aba Surfaces:
Clique aquele botão marcado na figura. Isso irá adicionar uma superfície na lista, agora, na caixa "Add Data" deixe "Links" selecionado, e em "Specify Code", escolha "Datum" e clique o botão "+", vai ficar assim:
Veja que defini um nome e um estilo para a superfície que estou criando...
Clique os OK que precisar...
Vai aparecer isso:
Veja que liguei a triangulação do terreno e da superfície que acabei de fazer (editando o estilo de ambas)
Não Muito útil ainda, pois a triangulação da superfície da rua está errada!! Por que esta errada? Porque existem triângulos modelados fora da área de abrangência da curva...
Vamos arrumar ela, volte nas propriedades do corridors, e vá para aba "Boundaries" e faça isso:
pronto, clique os OK e ficará assim:
É bom salientar que este não é o único meio de adicionar "boundary" a esta superfície para arrumar sua triangulação, e nas interseções de corridors você saberá porque...
Bom, agora no menu Surfaces, Utilities, Volumes, crie uma nova entrada na tela que se abre e defina das superfícies assim:
Bem... temos o volume...está bom? não sei... tem que analisar... provavelmente poderíamos editar o greide e obter volumes de corte mais próximos dos volumes de aterro...
Mas aí é engenharia.... e engenharia é com você !!! hehehehe
Temos o corridors, ou estrada, temos os taludes, mas.... cadê a convenção de talude (o "pente")?
Volte nas propriedades do corridors (seguindo o método acima) e vá na aba "Slope Paterns", clique o botão "Add Slope Patern>>". O civil 3d irá te pedir para selecionar a "First Feature Line" (lembra que mencionei ela acima?)
escolha a linha mais externa:
Talvez aparece uma telinha assim:
Isso acontece quando mais de uma feature line foi desenhada na mesma posição...
O Subassembly Daylight sempre desenhas as feature lines "DayLight", "Hinge", "DayLight Cut", "DayLight Fill", "Hinge Cut" e "Hinge Fill". Escolha sempre e "DayLight" e "Hinge" para desenhar a convenção.
Selecionada a primeira feature line, ele irá pedir para selecionar a segunda:
De novo pode aparecer:
Escolha "Hinge"
Assim, sua convenção irá ser desenhada por estes pontos:
E em planta ficará assim:
Bom, por em quanto é isso...
dwg deste corridors
já definidos
Para modelar uma rua, claro, precisa da seção tipo
Er... me ocorreu que você talvez não tenha entendido bulhufas do tutorial anterior.... lamento... não se preocupe fará sentido agora
Uma estrada, rua, ou "corridors" se preferir, nada mais é que um "extrude" da seção tipo caminhando pelo alinhamento em sei greide... nada mais que isso
Claro, com algumas peculiaridades, por exemplo, o pavimento poderá sofrer variação da largura (com um
ta per por exemplo), ou da superelevação, alias, superelevação é um tema que não abordei no tutorial de alinhamentos... voltaremos a falar disso mais pra frente...
Mas pra que nos servirá modelar o dito corridors? Bem... ele serve "pra inglês ver", para você tirar quantitativos de volume de CBUQ, terraplenagem, base, subbase, etc...
Serve até para você corrigir greides!!!
Bom, vamos lá, use o comando CREATECORRIDOR:
Este comando inicia pedindo uma "baseline" na linha de comando... baseline é o alinhamento da rua, selecione-o... no exemplo, eu vou fazer do alinhamento A0.
Ah, se você clicar o botão direito do mouse ( ou clicar ENTER) sem selecionar o alinhamento, aparece este quadro:
Selecione o alinhamento e clique OK.
A próxima coisa que ele vai pedir é o perfil a ser usado, aqui entra o Greide!!
Se fizer o mesmo (clicar ENTER sem selecionar nada):
E agora, a seção tipo (mesmo esquema):
Feito isso, aparecerá a tela de criação do corridors:
Nela dê um nome ao Corridor. Que seja um nome inteligente, por exemplo, o mesmo nome da rua!!
Agora analise o resto da tela... Na primeira coluna, temos o nome da Baseline, normalmente incremental (1,2,3...) e na
próxima coluna, em quê alinhamento ela está, veja que aparece o A0, que selecionamos no início.
Na coluna "Profile", aparece o nome do Greide deste alinhamento e na coluna "Assembly" tem no nome da seção tipo.
Bem trivial não?
As duas próximas colunas nos dizem a estaca inicial e final do corridors. Imagine um alinhamento que tenha 100 metros, mas queremos modelar uma estrada de apenas 50, é só definir as estacas que queremos!! Para isso, clique aquele pequeno ícone que está na célula da estaca; A tela de edição do
corridors irá se esconder e você poderá ver em planta a estaca.
Aqui cabe uma observação:
Apesar do estaqueamento do alinhamento ser de 20 em 20 metros, os valores que aparecem nestas 2 colunas são referentes as estacas de 100 em 100 metros... e não adianta, se você escrever 3+15m lá, não será 3*20+15 que o civil 3d entenderá!! Será 315 (3*100+15)
Só irão aparecer estacas de 20 em 20 nestas colunas DEPOIS que você modelar o
corridors, sair desta tela e entrar novamente... aguarde e confie...
Talvez o maior problema esteja nas colunas "Frequency" e "Target". Na primeira, você
deve informar de quanto em quanto o civil 3d irá desenhar a seção tipo. Não escolha valores pequenos até ter certeza do que esta fazendo...
Valores pequenos? De novo: quequeíssomermão??? hehehe, imagine uma rua de 100 metros... você so quer ter certeza que a estaca inicial e final estão marcadas corretamente e que configurou os "Targets" corretamente (já vou falar dele) não tem necessidade de modelar a cada 1 metro... daria 101 seções... se escolhesse 25m, dariam apenas 5, o que seria bem mais rápido... e acredite, isso pode demorar!!!
Para acertar este valor, clique os três pontinhos da célula:
A tela que se abre é auto-explicativa:
A não ser pelo segundo quadro, nele você define "estacas especiais" que dever ser modeladas além daquelas que forem abrangidas pelo método normal... não esquente com elas ainda.
Agora, clique os três pontinhos da coluna "Target", aparecerá esta tela:
Aqui definimos onde o "Daylight" (a linha do talude) irá se projetar, veja que em "Surfaces" escolhi a superfície do terreno:
Veja que a "subassembly" do "daylight" tem duas linhas, uma para corte outra para aterro. Somente uma delas irá atingir o terreno, correto? é isso que acontece...
Agora, imagine que quiséssemos fazer uma superlagura, ou um TAPER,
deveríamos para isso, criar um alinhamento que nos dissesse aonde esta a borda do pavimento, já que a largura deste irá variar e, assim, colocaríamos o "Target" do "LaneOutSideSuper" (pavimento) que precisamos (que é a borda do pavimento) neste alinhamento.
Ainda, imagine que a rua tem uma superelevação incomum (diferente daquelas fornecidas pelo alinhamento), ou uma rampa. A borda do pavimento deveria seguir com a cota diferenciada deste alinhamento da superlargura... Logicamente deveríamos colocar lá o greide do alinhamento da borda!!
Não se preocupe, Interseção de corridors usa TODOS os "targets" visíveis nesta tela, quando desenharmos uma interseção, ficará claro. Por enquanto, preocupe-se apenas com o "Target" da do "Daylight", na seção "Surface" desta tela.
Bom, clique os OK que precisar, vai modelar, em seguida coloque para visualizar em 3d:
Vemos a nossa seção tipo desenhada em 3d e as diversas seções conectadas umas as outras por linhas que chamamos "FEATURE LINES". Elas tem utilidades que veremos mais adiante...
Agora, que tal sabermos quanto de corte e aterro precisamos para modelar esta rua?
Primeira coisa é fazer aparecer a tela de edição de corridors:
Aí, vá até a aba Surfaces:
Clique aquele botão marcado na figura. Isso irá adicionar uma superfície na lista, agora, na caixa "Add Data" deixe "Links" selecionado, e em "Specify Code", escolha "Datum" e clique o botão "+", vai ficar assim:
Veja que defini um nome e um estilo para a superfície que estou criando...
Clique os OK que precisar...
Vai aparecer isso:
Veja que liguei a triangulação do terreno e da superfície que acabei de fazer (editando o estilo de ambas)
Não Muito útil ainda, pois a triangulação da superfície da rua está errada!! Por que esta errada? Porque existem triângulos modelados fora da área de abrangência da curva...
Vamos arrumar ela, volte nas propriedades do corridors, e vá para aba "Boundaries" e faça isso:
pronto, clique os OK e ficará assim:
É bom salientar que este não é o único meio de adicionar "boundary" a esta superfície para arrumar sua triangulação, e nas interseções de corridors você saberá porque...
Bom, agora no menu Surfaces, Utilities, Volumes, crie uma nova entrada na tela que se abre e defina das superfícies assim:
Bem... temos o volume...está bom? não sei... tem que analisar... provavelmente poderíamos editar o greide e obter volumes de corte mais próximos dos volumes de aterro...
Mas aí é engenharia.... e engenharia é com você !!! hehehehe
Temos o corridors, ou estrada, temos os taludes, mas.... cadê a convenção de talude (o "pente")?
Volte nas propriedades do corridors (seguindo o método acima) e vá na aba "Slope Paterns", clique o botão "Add Slope Patern>>". O civil 3d irá te pedir para selecionar a "First Feature Line" (lembra que mencionei ela acima?)
escolha a linha mais externa:
Talvez aparece uma telinha assim:
Isso acontece quando mais de uma feature line foi desenhada na mesma posição...
O Subassembly Daylight sempre desenhas as feature lines "DayLight", "Hinge", "DayLight Cut", "DayLight Fill", "Hinge Cut" e "Hinge Fill". Escolha sempre e "DayLight" e "Hinge" para desenhar a convenção.
Selecionada a primeira feature line, ele irá pedir para selecionar a segunda:
De novo pode aparecer:
Escolha "Hinge"
Assim, sua convenção irá ser desenhada por estes pontos:
E em planta ficará assim:
Bom, por em quanto é isso...
dwg deste corridors
Olá sou iniciante no Civil 3d, uso a versão 2009 e estou tentando fazer uma escavação um determinado terreno e abaixo dele numa medida variavel tenho a topografia da rocha, estou detalhando um canal adutor. Minha duvida é a seguinte: montei um assembly onde a seção tipica, ficaria : a base do canal, depois linkSlopeToSurface que será uma escavação de 1:0,17m até a superficie da rocha, depois um LinkSlopeToLevel de 1:1m que será a escavação até a topografia do terreno, então o que acontece em um determinado trecho do canal o topo do canal fica abaixo da topografia da rocha e ai a escavação sai errada, existe alguma opção onde eu posso indicar que a escavação vai até a superficie ou até uma determinada altura?? Agraeço a atenção
ResponderExcluirolá Neyton.. Parabéns pelo Bolg...
ResponderExcluirMinhas dúvidas são: Como faço para diferenciar larguras de corte e aterro, ou seja, quando for corte, ele usa a largura de meia plataforma de 6,85 e quando for aterro, ele usa 7,60. Talude corte 1/1 e Talude aterro 1,5/1.
Outra coisa: e como faço para calcular o volume 95% Proctor Normal dessa seção tipo?
oi neyton
ResponderExcluirvoce conhece um meio de colocar um assembly criado por mim no tool palettes?
Oi Newton. Mandei meu lane buscar um alinhamento, ou seja, ficando com as cotas deste alinhamento. Como faço para o shoulder ficar com essa mesma inclinação?
ResponderExcluirOlá Newton? Como faço para o shoulder manter a mesma inclinação do seu lane, se está eh variável ao longo do alinhamento.
ResponderExcluirOlá Neyton,
ResponderExcluirEstou enrrolado com o civil 3D 2011 pois qd traço o greide ele fica me devendo informações como L1 e L2( ou seja Y1 e Y2 no caso de curvas verticais), ambos L1 e L2 no lugar de seus valores aparece um sinal de (?). Será que pode me ajudar? Desde já lhe agradeço
Att, Glauco
Olá Neyton,
ResponderExcluirO que devo fazer qd ao traçar o greide o C3D 2011 me deve informaçõesdo tipo:
L1 e L2 aparecem com sinal de interrogação ao inves de valores?
Obrigado
L1 e L2 so existem para parabolas assimetricas
ResponderExcluirvoce deve ter colocado parabolas simetricas ou curvas circulares
é por isso
Neyton, gostaria de duas informações se for complicado me diz pois ai eu contato vc via email para combinar preço é o seguinte trabalho em uma mina tenho que fazer algumas rampas de acesso so que as bermas geradas tem que ser em num unico nivel ou seja ex. quando o greide da rampa atinguir uma altura de 8m sai uma berma em nivel acompanhando aiquando tiver mais 8m sai outra em nivel e assim por diante. A outra coisa é se tem uma maneira automatica de acabar com aqueles benditos nos que gera quando a curva é fechada e o talude é alto ai o corredor cruza as bermas tem como resolver isso.
ResponderExcluirse vc me entendeu blz se não me fala que eu entro em contato mandando um exemplo do que to falando.
grato e parabens pelo blog embora na empresa não posso acessar blog vejo em casa.
Neyton, bão demais?
ResponderExcluirComo faço para configurar o corridor de maneira que não aconteça o seguinte: a saia de aterro está se prolongando além terreno.Tem como eu te enviar uma imagem da seção pra vc ver?
Abraços.
Ramon
troque o daylight para daylight maxofsset por exemplo
ResponderExcluirou aumente a superficie
Olá Neyton,
ResponderExcluirGostaria de saber como criar uma intersecção entre corridors que não sejam perpendiculares... pode parecer um pouco bobo, mas só consigo criar o corridor quando eles são perpendiculares. caso contrário, dá error.
Dúvida: no ponto da interseção entre os alinhamentos, eu preciso, necessariamente, ter definido a mesma altura para os dois alinhamentos no greide?
Existe alguma tolerância na altura, caso seja isto?
Boa tarde Neyton
ResponderExcluirÓtimo trabalho!
Tenho uma dúvida: Em quase todos os projetos de estradas e acessos que vi até hoje, inclusive os que eu já fiz no Civil 3D para praticar, quando você seleciona um talude com bermas, as declividades logitudinais das bermas ficam com a mesma declividade do acesso e isso complica a situação da drenagem superficial das bermas quando o acesso tem inclinação longitudinal maior que 10%, por exemplo... Gostaria de saber se tem alguma maneira de configurar a declividade longitudinal das bermas dos taludes, independente da declividade do acesso.
Agradeço desde já.
Fabiano
cara...
ResponderExcluirsó modelando a berma como um corredor independendente ou pelo menos com um alinhamento e um greide, saca?
dá até pra usar o mesmo alinhamento do eixo da via, mas voce terá de criar um greide especifico para a berma.
a transicão entre o bordo da pista e a berma deverá ser feita com um linkwidthslope, com target no inicio da berma
claro que dá pra fazer de outras formas...
Olá ! Sou bem leigo neste assunto porém tenho um projeto que quero desenvolver usando modelagem 3d + linguagem de games em 1 pessoa + realidade virtual junto com e-commerce , é possível ?
ResponderExcluirclaudio
Olá , sou leigo neste assunto mas gostaria de saber se posso juntar modelagem 3d + linguagem de game em 1 pessoa + realidade virtual em um ambiente e-commerce ?
ResponderExcluirclaudio.
Olá Neyton,
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo belo site!
Bem, eu venho executando alguns projetos viários no civil 3d e acabei tendo uma dúvida na execução de taper's e acabei não achando um post aqui sobre isso!
Vc sabe como procedo no civil?
att
Thiago
Olá Neyton ,tudo bem??
ResponderExcluirCara, teu blog é muito show!! Parabens.
Neyton, quero saber de vc se tem como usar duas seções tipo diferentes em um mesmo alinhamento no civil 3D??
Ex. est. 0 á 20 - Seção tipo 01
est. 20 á 45 - Seção tipo 02.
att,
Tarcisio
no corridor properties, clique com o botao direito na baseline e pede pra inserir uma region
ResponderExcluircada regiuon pode ter uma secao diferente
Cara, muito obrigado!! Deu certo aki!!! vlw
ExcluirBom dia, Neyton!!!
ResponderExcluirEstou tendo um problema com criação de greide duplo, será q poderias me ajudar???
Minha seção tipo é a seguinte:
9,5m pra cada lado com caimento de 3,00% , porém o Lado direito esta 30cm acima do lado esquerdo, como faço para criar esse greide, ja tentei de varias formas e nao estou conseguindo???
Desde já, Agradeço
Boa tarde, Neyton!
ResponderExcluirEstou tendo uma dificuladade com o meu autocado 2009 no sentido de que quando seleciono dosi objetos em tempos distintos, o anterior desativa; como posso resolver esse problema? Obrigado! Roney
Caro Neyton.
ResponderExcluirBoa tarde, estou com duvida para fazer uma seção tipo para um canal, aonde o mesmo tem fundo do canal com 3 m de largura um pista lateral com 6 metros e no fundo centro sera o eixo, e bermas de 4 metros a parti de uma altura máxima de 3m para o lado direito e 5m para o esquerdo. Veja que a mesma é complexa, Como posso fazer.
Olha o tutorial de canal. ele pode te ajudar:
ResponderExcluirhttp://tbn2.blogspot.com/2008/12/civil-3d-tutoriais-111-canal.html