Civil 3d - Tutoriais - Parte 8 - Platos

Que tal demarcar em planta as manchas de corte e aterro no seu terreno com o Civil 3d?, para
fazer isso, você precisará:



1) do civil 3d (é, precisa sim, hehehe)

2) uma superfície de terreno já modelada...

3) uma superfície de terraplenagem



Bom, vou usar aquela do tutorial 7



e digamos que eu queira fazer um platô, para um campo de futebol society por exemplo... ele tem medidas de 25x45m
então vamos fazer um retângulo com estas medidas e vamos dar um offset de 2 metros da borda, só pra não ficar muito em cima, ok?



bom, se você já baixou o terreno acima, ligue os triângulos e as curvas, em
seguida desenhe um retângulo que passe por:

X=675722.3916 Y=7195963.1843

X=675736.0610 Y=7195988.7606

X=675779.2762 Y=7195965.6640

X=675765.6068 Y=7195940.0877

vai ficar assim:





Em seguida, configure um grading criteria assim:



Isto você az aqui:





Bom, feito isso, aplique a elevação 865 na polilinha do platô que você desenhou... digamos que seja esta a cota do seu campo (precisa dizer como?)



Em seguida, use o comando "GRADINGTOOLS":



Vai aparecer a barrinha de edição de gradings:





Escolha "Create Grading" (o botão destacado), selecione a polilinha que delimita o talude. o c3d te pergunta o lado que é para desenhar o talude, informe o lado de fora

Ele ainda pergunta a inclinação dos taludes de corte e aterro, sua linha de comando
ficará assim:





Bom, vai ficar assim:





Agora, crie uma superfície e a chame de "PLATÔ", adicione a polilinha com elevação 865, ou a feature line interna do
platô como "BREAKLINE" isso criará a "mesa" do platô



Ah, se o seu grading ainda não tem uma superfície, use o comando CREATEDETACHEDGRADINGSURF:





Ele irá perguntar qual o grading group, escolha o que acabamos de criar, claro, hehehe

O civil 3d irá perguntar pelo nome e pelo estilo da superfície a ser criada, escolha um estilo diferente da mesa, assim você exercita essa tarefa...

Ficará algo parecido com isso:



Veja que ele não triangula a área da "mesa" do platô



Agora, uma brincadeira interessante: vamos colar a superfície do talude na superfície da "mesa", para isso, use este comando:



Aparecerá um quadro onde você deve escolher a superfície do talude, clique ok, vai ficar assim:



Veja que alguns triângulos estão errados, são aqueles que a seta aponta, para eliminar eles, vamos adicionar a featureline externa do talude como "boundary" da nossa superfície:



Deixe desmarcado a caixa "Non Destrutive breakline" e a opção Type como "Outer" no quadro que aparece e escolha a boundary externa:





Pronto, os triângulos errados somem



Agora, vamos criar uma superfície de volume do tipo TIN, configure assim:



Aqui é importante marcar corretamente a superfície base (o terreno) e o platô



Calma, tá quase lá!!!

Agora, peça propriedades da superfície "volume", vá até a aba "Analysis"

em analysis type, escolha "Elevations", em range, coloque 2 e clique a seta que aponta para baixo, como nesta tela:





Veja que a porção mais clara (elevações negativas) da coluna "Scheme" serão as áreas de corte,
configure para um vermelho escuro e a porção mais escura (elevações positivas) são as áreas de aterro, configure ela para um verde escuro, clique os OK necessários e veja como fica:







Aqui ainda configurei os estilos dos taludes de corte e aterro, para vermelho e verde claros respectivamente, bacana não?



editado 11/09/2008:

Use o comando GradingProperties, para ver a tela acima

Volumes: peça "surface properties" no prospector para a superfície "volume" e vá até a aba "Statistics":





como alternativa, use o comando REPORTSURFACEVOLUME:





aparece esta tela, clique o botão destacado:





na coluna "base Surface", escolha a superfície do terreno, e na coluna "compairson Surface" escolha o platô, veja como fica:





Er... deu o mesmo valor??? ufa!!! aqui deu, hehehheh

Veja que são valores absolutos sem fator de empolamento, hein



dwg do platô

22 comentários:

  1. Muito bom o tutorial.
    E depois de todos esses passos, como gerar um relatório de volumes? Vc poderia complementar?Grato.

    ResponderExcluir
  2. atendendo o pedido, tá lá, como calcular os volumes correspondentes

    ResponderExcluir
  3. Caro Neyton,

    Como sempre está de parabéns pelos tutoriais do Civil, e aproveitando gostaria de tirar uma dúvida sobre essa parte de platos.
    Primeiro não estou conseguindo apresentar configurar a visualização de corte e aterro como apresentado do tutorial, quando clic em aplicar não acontece nada, apesar de apresentar os valores de corte e aterro.
    Outra coisa, antes de colar a superfície do plato no terreno eu consigo calcular os volumes de aterro e corte, após a combinação das duas superfície, meus volumes são todos zeros. Alguma sugestão?

    Grato
    Nilson

    ResponderExcluir
  4. Não consegui baixar o dwg, algum pode postar novamente por favor?

    ResponderExcluir
  5. mudei os links dos downloads dos dwgs

    e voces podem baixar todos direto daqui:

    http://www.inf.ufpr.br/nldm07/c3d/arqs/

    ResponderExcluir
  6. Neyton sou iniciante no programa civil 3D, por este motivo vem a vossa pessoa pedi uma ajuda para conseguir materiais para o meu aprendizado. Neyton eu tenho o uma versão 2008, no entanto estou dando inicio a um curso do CIvil 3D 2010 na studiocad! vc sabe me informa um site seguro para fazer o download. desde de já agradeço Neyton

    ResponderExcluir
  7. Neyton, parabéns pelo blog, já faz algum tempo que freqüento aqui, e aproveitando essa parte de platôs, queria tirar uma dúvida: É possível fazer o acabamento dos cantos dos platôs em ângulo ao invés da forma arredondada padrão?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. sim e nao...

    voce teria de criar a aresta do canto reto com linhas obrigatorias, as featurelines ou ate com polylines 3d

    e fazer o grading segmentado sobre a linha da aresta

    assim, teriamos quatro feature lines assim:

    \___/

    ligadas pelas arestas dos cantos...

    deu pra pescar?

    ResponderExcluir
  9. Neyton,
    Parabens pelo trabalho. Gostaria de saber se tem como criar um grading "juntando" duas superficies ja existentes, sendo uma delas inclinada, nao um plato, entendeu?
    Obrigado
    Bruno

    ResponderExcluir
  10. Olá Neyton,

    Muito bons seus tutoriais, ele têm me ajudado muito.
    Neyton gostaria de saber se existe uma forma que eu possa fazer os taludes das ruas se interligarem aos taludes gerados por um platô. A situação é a seguinte:eu tenho meu corredor e paralelo a ele eu tenho um paltô de implantação de um prédio; só que o talude gerado pelo grading do platô de implantação do prédio se sobrepõe ao da rua. Como eu posso configura-los para que possam se relacionar e não haja mais sobreposição?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  11. gostaria de saber como devo proceder para fazer uma medição a partir das seções primitivas no civil 3d 2011?

    ResponderExcluir
  12. Prezado Newton, de antemão quero parabenizá-lo pelo Blog, me ajudou muito na aprendizagem do Civil 3D.
    Gostaria de saber como faço para obter um platô com caimento, ou vários caimentos...
    obrigado!
    Zé Eduardo

    ResponderExcluir
  13. Oi amigo... Estou mecessitando de um auxilio pois já esgotei o pouco que sei e como sempre olho este seu blog da hora, estou apelando...
    Minha dúvida é a seguinte: Tendo minha surface feita, preciso encaixar as ombreiras de uma barragem e, para isso, preciso criar uma vala nas extremidades, cortando (só cortando) na rocha e tambem removendo a capa de solo nesta área...
    Até aqui não tenho problemas, faço tudo e monto as surfaces relativas a cada material, calculo os volumes e etc..
    Mas aqui vai o problema: onde o C3D me desenha a linha da interseção da nova surface com a surface do terreno ou rocha, originais? Lembre-se: só corte (ou até mesmo só aterro)... Será que ele faz isso sozinho? Me refiro a linha da borda do fundo desta vala no lado vazio, onde os taludes são zerados, pois estou tirando um bloco, em cunha,(tres lados com taludes e um sem nada, que está na elevação da surface)...
    Até agora, tenho feito outra feature line, para esta borda, para então poder usar INFILL e criar o fundo da vala, mas e se me mudam as elevações? E isso seria inevitável A borda estará perdida e tenho que achá-la manualmente de novo? Seria perfeito apenas editar as elevações da FEATURE LINE. Note que aí tenho duas bordas, a da rocha e a do solo... e tome-lhe interpolação (manual?)!!!
    Isso fica valendo também, por exemplo, para um material apoiado em uma encosta (tipo bota-fora) onde preciso da linha do topo, onde este encontra a encosta existente, sem que eu precise fazer interpolações...
    É isso,Amigo, se a dúvída não estiver clara eu mando um desenho explicativo.
    Mas veja desta forma simplificada: Tem como o C3D me fornecer automaticamente a LINHA DIVISÓRIA entre o Corte e o Aterro fisicamente (poderia ser na triangulação ou a da separação das manchas de corte e aterro...)? Porque neste caso bastaria mesmo, só mexer na FEATURE LINE...
    Muito obrigado
    Gaspa

    ResponderExcluir
  14. nao sei se entendi, voce se refere a linha de corte iguala zero? ou a interface entre corte e aterro? se for, veja o passo onde crio a superficie de volume. nela eu adiciono uma user countour de elevaçao zero

    como essa superficie é de volume (tin volume) as cotas lidas nela é a diferenca entre o terreno natural e o projetado.

    onde essa diferença é zero, é onde a superficie de projeto intercepta a do terreno

    ResponderExcluir
  15. Neyton boa noite só você pra me ajudar, hehehe, estou com uma dúvida já fussei essa internet de ponta a cabeça e não consegui fazê-lo. Quero fazer um platô com dois níveis e uma rampa ligando um nível ao outro, dá pra fazer? Por favor se puder me passar pelo menos os caminhos das pedras eu agradeço.

    Mais ou menos assim:
    ______
    / \_________
    / \

    ResponderExcluir
  16. crie um polilinha 3d no bordo externo, que englobe os dois platos

    depois crie polilinhas 3d no talude entre os dois platos

    crie o grading com a pl externa

    adicione as internas como breakline

    ResponderExcluir
  17. Boa noite!
    Estou tendo dificuldade para desenhar seções de túnel no c3d. Preciso comparar a seção de projeto com as built, para gerar relatório de under e overbreak.
    Recebo os pontos da topografia (x, y e z), preciso mostrar em vista, montando projeto X as built. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  18. boa tarde.
    como desenhar no civil 3d 2012,taludes com bermas(banquetas).sendo taludes com altura maxima de 4.00m bermas de 2.00m,corte 1:1 aterro 1.50:1 qual a sequencia para um terreno que tenha corte e aterro no mesmo plato.se puder responder dar uma sequencia .desde ja agradeço.
    jose sonim-23/08/12-13:56h.

    ResponderExcluir
  19. ddesenhe um alinhamento no bordo e modele um corredor com o subassembly daylightbench

    depois adicione isso ao seu plato

    ResponderExcluir
  20. como eu configurar o relatorio para colocar o nome do projetista no relatorio e configurar o estaquiamento no relatorio

    ResponderExcluir
  21. Está correto a Tin Surface gerada pelo grading, ficar com elavações diferentes do grading que a gerou? Apesar das elevações diferentes os volumes calculados e a altura dos taludes estão corretos.

    ResponderExcluir
  22. Olá Neyton
    Parabéns por seu blog, você é referência em todo o Brasil pra os eng. Civil que trabalham com essa ferramenta tão inteligente.

    Estou projetando uma cortina tirantada com inclinações diferentes no percurso desse talude(de 5/1e acima), criei duas feature lines sendo uma com as cotas arbitradas na parte de baixo do talude e a parte de cima acompanhando o terreno, mas quando passo pro grading ele não me dá a opção de usar uma das duas como referência. Como resolvo esse problema professor?

    ResponderExcluir