Exploração, licenças caras e outros bichos

Hoje eu vi um comentário  numa postagem minha.

A minha posição é:

Tem?
Bom, vamos lá

Manter atualizações numa mesma versão tem custo.

criar ferramentas novas no mesmo produto também.
 
Acredito que algunas "novas" ferramentas não passam de atualizações das existentes, portanto vender como uma nova ferramente é exploração (seria este o nome?)

A contradição some quando separamos os conceitos de ATUALIZAÇÃO e NOVO, não acha?

Eu tenho este pensamento e sim, meus aplicativos baseados nos produtos da Autodesk tem custo para atualização da LICENÇA para NOVAS VERSÕES, explico:

Portar um programa escrito para uma versão do cad para outra nem sempre é facil e coisas que antes funcionavam, simplesmente páram e você tem que reescrever partes do código.

Exemplo: o EXPGE. Ele é basicamente o mesmo programa a uns 5 anos já. Houveram várias atualizações, você pode ver todas elas no arquivo expge.txt que está no pacote algumas atualizações eu nem marquei lá, então, teria muito mais.... Agora, são atualizações e correções de bugs. Se você adquiriu a licença dele em 2006, ela ainda funciona no AutoCAD 2012, assim como no 2000!!!

Não cobrei nada de nenhum dos assinantes do programa por qualquer uma das atualizações por não considerar nada como "novo" e sim como "atualização"

Mas, então quem paga essa atualização? As novas licenças, claro. Felizmente é um programa com excelente saída!!!

Outros exemplos: TBN2NET e C3DRENESG. Tem versões especificas para cada versão do Civil 3D, desde o 2008 ao 2012. Coisas que funcionam no 2008 de uma forma, precisa ser refeito de outra no 2009 e refeito no 2010 e assim por diante.... Exemplo: no NOTASERV, Como obter a área da seção transversal do material de corte numa sampleline? NO 2011/2012 é simples, tem uma função pra isso na API de programação, mas no 2008, 2009, 2010, não tem e eu preciso escrever um código que beira a gambiarra para obter isso.... Outro exemplo, no C3DRENESG, como substituir um tubo? no 2009 em diante, tem uma função pra isso, mas no 2008 não, eu tenho de apagar o tubo, criar outro novo e refazer todas as conexões...

Então nestes casos, não considero ATUALIZAÇÃO, mas sim NOVO. Isso sem contar as NOVAS funções incluidas e não cobradas dentro da MESMA versão. Se você ler o log de atualizações de ambos, verá a palavra NOVO várias vezes.

Neste caso, quam paga essas atualizações?

Novas licenças e indiretamente os assinantes que atualizam a VERSÃO do Civil 3D. A Autodesk faz isso por meio do Subscription. O meu modelo de negócio é parecido, pois eu cobro uma fração da licença pela atualização.

É um modelo falho? Sim, é, mas e se fosse como o modelo da Microsoft? Cada versão nova do Office é uma licença que você compra certo (me corrija se estiver errado)? Eu uso o 2003 ainda é a melhor versão do Office a meu ver... A M$ ainda dá suporte a ela, ainda atualiza ela gratuitamente, mas se eu quiser o 2010, terei de pagar...

Ah, claro, o preço... Muitos me perguntam o preço dos meus programas e ao ouvirem, dizem: nooooooooooooooooooooosa  que caro!!!!

Tá, defina caro.

Para muitos daquels que disseram  isso eu ofereci trabalho e perguntei o preço.... Projetinho de drenagm, 2000 metros de rede. 5 mil? quanto tempo leva pra fazer com o C3DRENESG? 2 dias? SEM ELE? UMA SEMANA? é o dobro do preço do C3DRENESG.... 

Notas de serviço? modelo DER/DNIT? modelo prefeitura de QualQuerLugarlLopolis? no Acre, Faz? Faz... Este é o serviço do estagiário, uma semana pra fazer na mão usando os reports, pois é um tal de copy/paste em diversos reports diferentes e traduções de inglêspara português.... Com o Notaserv? meia duzia de cliques e pronto. Traduza o tempo economizado do estagiário, que ganha ai seus 10 pilas a hora... você vai achar barato....

Expge? use o trakmaker, nao use o expge.... antes ache alguem que saiba fazer isso direito, depois configure os layers como você quer.... e claro, converta com ele também os KMLs do google earth para o autocad, novamente compute o TEMPO gasto para fazer em outras soluções com o tempo gasto pra fazer com o expge.... É caro?

É... você concorda comigo? legal!! Não? Otimo!!! Quero suas idéias!!!! Comente!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...