ExpGE Exportar para o Google Earth

Experimente agora mesmo a nova versão deste que é o plugin mais popular da minha página!!!

Ele está no pacote TBN2CAD

Neste pacote tem vários programas bem úteis, veja:

EXPGE2, nova versão do EXPGE, que consegue exportar mais coisas e mais rápido
READKML2, nova versão do READKML, para importar para o AutoCAD os arquivos KML gerados no Google
IMPORTGMMAP, que tal importar imagens do Google Maps ou mesmo do Bing Maps para o AutoCAD?
IMPORTGMPTS, então você quer importar pontos com elevação para modelar o terreno? Sim!!!
STREETVIEW, não seria legal ter uma janela do Google Street View no AutoCAD, que mostrasse a posição do seu desenho? Seria? Teste agora!!!

Isso tudo e mais, baixe o TBN2CAD agora!!!






Alguém já quis ver seu desenho/levantamento topográfico desenhado sobre uma foto aérea da área em questão? Putz que pergunta, se você chegou a este blog, provavelmente faz isso o tempo todo...

Mas e quando você não tem a foto aérea, o que fazer? use o Google Earth, claro, é grátis.

Você tem o desenho tem o google earth, mas como colocar o seu desenho nele?

Existem algumas soluções, até mesmo da própria autodesk, mas que sinceramente... bem, use-o.

O plugin para o Civil 3d é muito bom, apesar de você ter de editar os parâmetros do SAD69...

A maioria dos casos você tem o autocad apenas, e quer visualizar seu levantamento sobre a imagem... Para isso, fiz o EXPGE.
É uma ferramenta para auxiliar na decisão do plano de vôo para aerolevantamentos por exemplo, dadas as coordenadas inicial e final você consegue desenhar um retângulo que cubra a faixa de interesse, e verificar se esta atenderá seu projeto.

Sim, porque um plano de vôo mal feito pode causar atrazos e custos desnecessários.

Vamos experimetar com o mapa do Brasil, por exemplo:




Chame o EXPGE na linha de comando, vai aparecer esta tela:




Nela, ajuste o referencial, o fuso (ou meridiano central) e o hemisfério, caso você não saiba calcular, ou não saiba o que é fuso, clique o botão grando com uma interrogação, aparecerá esta tela:




Nela, clique o mouse sobre o local aproximado do seu levantamento, no caso, cliquei sobre a área do estado do Paraná e o EXPGE me informou fuso=22, hemisfério Sul.

Clique "Beleza" (hehehehe), voltará para a tela do EXPGE, veja que o fuso é o 22, caso você saiba o meridiano central, informe-o, o programa calculará o fuso, se souber o fuso ele calcula o meridiano central.

Clique "Beleza" (espaço pra mais uma risadinha, hehehe) novamente. O programa irá coletar os dados de geometria de linhas, círculos, arcos, polilinhas, splines, hachuras e elipses, e escreverá o conteúdo num arquivo de extensão KML, que é reconhecido pelo Google Earth. Se você deixar a caixinha "Abrir o Google Earth ao terminar" marcada, o autocad irá abrí-lo.

Já no Google Earth, os layers das linhas se transformarão nas pastinhas dos "Lugares temporários" possibilitando que você desligue os layers para facilitar o entedimento:

Observe as pastinhas, observe o desenho sobreposto, é ou não é interessante? Muito bom pra impressionar chefes/clientes também, heheheh

Agora, digamos que você quer fazer uma demarcação no Google Earth duma área, "no grito" mesmo, e quer levar esse desenho para o autocad, é possível?

sim!!! Use a ferramente de desenhar polígonos do google earth, depois clique sobre ela e escolha "salvar como", use a extensão KML, ok?

Grave o arquivo em algum lugar, em seguida, no autocad digite READKML, aparecerá a tela abaixo:




Clique o botão ">" escolha o arquivo KML que você salvou, ajuste o seu referencial (normalmente o sad69) e clique o botão "Beleza", e veja a linha desenhada no cad:




A mesma filosofia do EXPGE em relação aos layers é usada: se você criar pastinhas no google earth, as linhas desenhadas irão parar em layers com o mesmo nome da pastinha!!!

Isso facilita "pseudo-digitalizações", que servirão de croquis para trabalhos mais elaborados!!!

OBS: De maneira alguma este programa fornecerá um levantamento acabado, pelamordedeus não me use isso pra dizer que "fez" o levantamento!!! até porque o google earth não é absolutamente preciso, hein!!! Use por sua própria conta, não me responsabilizo pelo seu mau uso!!


No mais é isso, Download aqui!!

Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!!!

atualmente, disponho de uma versão que exporta blocos como eles são e hachuras com textura, se estiver interessado, veja aqui

Também disponível na Autodesk Exchange Store
Veja a lista de programas que desenvolvo aqui: https://tbn2net.com/programas.php

66 comentários:

  1. cara muito obrigado ..
    vou testar

    to adorando o blog

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/9/08 17:09

    Tenho uma dúvida.
    Esse programa é pago?

    ResponderExcluir
  3. é shareware, a versão disponível para download permite exportar/importar até 10 entidades por vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descompactei e coloquei na pasta support dentro da pasta do autocad. Mas agora eu n estou conseguindo instalar, vc pode me ajudar, por favor.

      Excluir
  4. cara quanto é a versão completa?

    ResponderExcluir
  5. a negociação se dá por email,
    neyton@yahoo.com

    ResponderExcluir
  6. o ExPGE funciona no AutoCAD 2004? fiz todo o procedimento conforme o arquivo leia a barra de ferramenta aparece as opções do EXpGE,mas quando clico nelas ou digito na linha de comando aparece "comando desconhecido". Alguém saberia dizer o que pode está ocorrendo? Agradeço antecipadamente!

    ResponderExcluir
  7. funciona sim desde de a versão 2000

    o que você digitou na linha de comando?

    ao carregar o EXPGE.VLX ele somente carrega a barra de menus se ele conseguir encontrar todos os arquivos necessarios, caso contrário ele avisa qual está faltando...

    por isso, veja o que você digitou na linha de comando....

    se ele carregou a barra de menu e você carregou o expge com o appload, experimente clicar um dos comandos desta barra

    ResponderExcluir
  8. Baixei o programa, mas quando eu vou no autocad e digito APPLOAD, até aparece a janela mas nela eu não consigo achar o EXPGE.VLX, o que pode estar acontecendo?
    Obs. meu autocad é o 2008.

    ResponderExcluir
  9. possivelmente seja porque você nao colocou o tipo de arquivo na caixa "Arquivos do Tipo" que aparece na tela do appload, ou você não descompactou todos os arquivos do zip

    ResponderExcluir
  10. Olá Neyson!
    O ExpGE é muito bom! Parabéns!
    Pelo que eu vi ele é um "demo" que só funciona com 10 entidades. O que eu preciso fazer para ter uma versão completa que exporte, digamos, um projeto inteiro em CAD (com muito mais que 10 entidades).
    Muito obrigado,
    Diego

    ResponderExcluir
  11. entre em contato pelo email
    neyton@yahoo.com
    e a gente negocia, ok?

    ResponderExcluir
  12. Débora Prado15/7/09 18:33

    Neyton, parabéns pela ferramenta. Muito útil!

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se com versão full, eu exportaria para o Goggle Heart, todos os elementos de um levamento topográfico(pontos, curvas, textos, blocos atributados?

    ResponderExcluir
  14. sim, todos estes podem ser exportados

    ResponderExcluir
  15. Neyton.
    qdo vou exportar ta dando um erro dizendo, " nao foi possivel abrir o google earth, abra o manualmente". Poderia me ajudar.

    ResponderExcluir
  16. este erro so acontece se o google earth nao está instalado, ou está mal instalado....

    que versao do google earth você esta usando?

    que eu saiba o expge funciona desde a versao 2 do google earth

    ResponderExcluir
  17. Moço bacana demais,muito boa ferramenta!!!queria saber trabalho com topogafia,baixei sa versão,fiz,blz,mas naum foi o desenho,malha,grota,cerca,so foi os nomes e mais nada?fiz algo errado?

    ResponderExcluir
  18. O meu amigo,estou usando a versão PRO?tem problema?tem que usar a versão sem ser pro?deste de ja muito obrigado pela dica!!!!e vamos fazer um negocio o mais rapido e so dar certo blz!!!flw?

    ResponderExcluir
  19. Você está usando a versão demo, ela so exporta 10 objetos por vez

    experimente selecionar algo especifico, como uma poligonal

    mande-me um email depois para negociarmos a versão sem limitação, ok?

    ResponderExcluir
  20. Real mente Muito bom

    AS DIEGO NOGUEIRA

    ResponderExcluir
  21. Caro Neyton,

    Estou tendo um problema com o carregamento do expge, porém, já utilizo o aplicativo há algum tempo sem problemas, acredito que o problema pode estar na versão do windows que estou utilizando, que é o windos 7, gostaria de saber se há alguma relação.

    Desde já obrigado e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  22. Neyton,
    Fizeram uma troca de usuários nos PC's aqui na empresa e ao reiniciar o novo usuário eu pedi para desbloquear a pasta do autocad reinserí os arquivos do EXPGE, dei redirecionei o startup suite, mas não apareceu na barra de ferramentas como estava antes a barra do expge.... seria por não terem desbloqueado a pasta support? pois eles só desbloquearam para mim a pasta autocad dentro de arquivos de programna.... as pastas internas não....

    no aguardo:
    Euller

    Me manda um email no hotmail (endereço no perfi do cadklein) fico aguardando retorno seu...

    ResponderExcluir
  23. boa tarde...amigo...o programa muito bom...mais gostaria de saber vc tem o programa que eu posso jogar a imagem do google dentro cad com coordenadas reais...e o texto completo no google...

    ResponderExcluir
  24. boa tarde...amigo...o programa muito bom...mais gostaria de saber vc tem o programa que eu posso jogar a imagem do google dentro cad com coordenadas reais...e o texto completo no google...

    ResponderExcluir
  25. Você já viu esse programa chamado Plex.Earth?

    ResponderExcluir
  26. nao... estou vendo agora
    obrigado pela dica!!

    ResponderExcluir
  27. Anônimo9/5/11 21:21

    Carreguei o expge e agora ele aparece como menu, porém ao digitar expge na linha de comando nada acontece.

    ResponderExcluir
  28. use o appload

    adicione o expge.vlx na startup suite

    ResponderExcluir
  29. A versão do Cad Civil 3D 2011 já traz uma opção de exportação. Basta acessar o menu "Output - Publish to Google Earth".

    ResponderExcluir
  30. sim, só tome cuidado ao usar o SAD69 que vem no civil 3d...

    ele tem os parâmetros de conversão sad69->wgs84 errados

    ResponderExcluir
  31. Show de bola Neyton...estou amando o blog!!

    ResponderExcluir
  32. Neyton bom dia!

    Vi a ferramenta funcionando em um computador de um amigo e gostei muito, gostaria de textar mas nao consigo instalar no auto cad 2011. gostaria de saber como faz! tambem gostaria de saber preços para adiquirir o programa completo, pois pra mim que trabalho com topografia é muito interssante.

    julianofico@hotmail.com

    att

    Engº Juliano

    ResponderExcluir
  33. Tenho interesse em adquiri a versào paga. Meu e-mail é jmlsiqueira@gmail.com.
    Essa exportação funciona em um desenho gerado no SICAD do DF?

    ResponderExcluir
  34. Prezado Neyton infelizmente nao consegui fazer a instalação solicito ajuda , o meu autodesk é o cad 2010

    ResponderExcluir
  35. Ola. descompacte o programa numa pasta em um drive com permissão de leitura e escrita depois no autocad chame o comando appload . seleciona o expge.vlx e pronto...

    ResponderExcluir
  36. Estou tendo diculdade de realizar o appload do expge no Autodesk civil 3d 2012, ele nao esta funcionando e exibe a mensagem abaixo:

    Command: APPLOad
    expge.VLX successfully loaded.
    Command: ; error: LISP application is already loaded expge
    Command:

    Pode me ajudar, um abraço Edison

    ResponderExcluir
  37. Estou tendo diculdade de realizar o appload do expge no Autodesk civil 3d 2012, ele nao esta funcionando e exibe a mensagem abaixo:

    Command: APPLOad
    expge.VLX successfully loaded.
    Command: ; error: LISP application is already loaded expge
    Command:

    Pode me ajudar, um abraço Edison

    ResponderExcluir
  38. muito bom, sou topografo gostei mesmo boa dica ,interesante bom dia Evanildo santos

    ResponderExcluir
  39. muito bom, sou topografo gostei mesmo boa dica ,interesante bom dia Evanildo santos

    ResponderExcluir
  40. muito bom, sou topografo gostei mesmo boa dica ,interesante bom dia Evanildo santos

    ResponderExcluir
  41. Olá meu amigo. De antemão parabenizar pela ferramenta, util e precisa. Bom, uso o AutoCAD 2008 porém com aquele programa para torna-lo em português (CadFácil 2006). Dai quando faço o APPLOAD não consigo completar e ele me dá uma mensagem de erro do tipo que não consegue gravar a pasta devido o CadFacil. tento usar a ferramenta dentro do AutoCad e não dá certo. Então desinstalei o cadFacil e pude usufruir da ferramenta com perfeição. Sabes se tem como eu instalar usando o CadFácil? Tem interesse em adquirir a versão FULL, me add no skype ou no msn (skype: milton.holanda.neto) (msn: netinholanda_eafi@hotmail.com).

    ResponderExcluir
  42. Olá Neyton

    Por favor me corriga se os parametros de conversão para CÓRREGO ALEGRE E SIRGAS2000 n tabela abaixo estão corretos para completar oa configurações do programa.

    Nome SemiEixoMaior Achatamento dx dy dz

    WGS84 6378137.0 298.257223563 0.00 0.00 0.00
    SAD69 (1987 A 1994) 6378160.0 298.25 -66.87 4.37 -38.52
    SAD69 (APOS 1994) 6378160.0 298.25 -67.35 3.88 -38.22
    ED50 6378388.0 297.00 84.87 96.49 116.95
    Astro Chuá PY 6378388.0 297.00 -134.0 229.00 -29.00
    CÓRREGO ALEGRE 6378388.0 297.00 138.70-164.40 -34.40
    SIRGAS2000 6378137.0 298.257222101 -67.35 3.88 -38.22

    Um abraço
    Antonio Carlos

    OBS. Favor dar um retorno para agrimen@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amigo, houve um erro seu ai, no datum sirgas2000. pois é o seguinte, o sirgas2000, possui os mesmos valores dx dy e dz do WGS84, os valores que você inseriu sao semelhantes ao SAD69

      Excluir
  43. ola neyton, baixei a ferramenta, fiz tudo certo, usei o comando appload e fiz do jeito certo, e funcionou, porem quando eu fecho e reabro o autocad, eu tenho que usar novamente o comando appload, pois o EXPGe nao funciona de imediato, queria saber se isso é um erro comum ou é so no meu pc, a e tomei a liberdade de adicionar novos datums ficando da seguinte maneira:
    (;NÃO ALTERE ESTA LINHA!!!!

    ;Nome SemiEixoMaior Achatamento dx dy dz
    ;----------------------------------------------------------------------
    ("WGS84" 6378137.0 298.257223563 0.00 0.00 0.00) ;Resolução da Presidência do IBGE n° 23 de 21/02/89
    ("SAD69 (1987 A 1994)" 6378160.0 298.25 -66.87 4.37 -38.52) ; http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/default.shtm
    ("SAD69 (APOS 1994)" 6378160.0 298.25 -67.35 3.88 -38.22) ; http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/default.shtm
    ("ED50" 6378388.0 297.00 84.87 96.49 116.95) ;http://www.geocities.com/geomarcos2003/documentos/formulas_gps.pdf
    ("Astro Chuá PY" 6378388.0 297.00 -134.0 229.00 -29.00) ;http://www.u-blox.com/customersupport/docs/GPS.G1-X-00006.pdf
    ("Corrego Alegre" 6378388.0 297.00 138.70 -164.40 -34.40) ;Eudes
    ("SIRGAS2000" 6378137.0 298.257222101 0.00 0.00 0.00) ;Eudes
    );NÃO ALTERE ESTA LINHA!!!!

    e esta tudo normal, so o erro que eu te passei que esta me incomodando
    entre em contato comigo. att

    ResponderExcluir
  44. faz o seguinte:

    no APPLOAD, clique o STARTUP SUITE, aquela maletinha que tem no canto inferior direito)

    clique Add, selecione o EXPGE.VLX

    assim, ele semre estará carregado

    quanto a modificação que você fez, poderia citar um endereço web onde eu possa verificar os valores?

    so pra confirmar os valores

    ResponderExcluir
  45. Anônimo1/9/12 19:35

    Boa noite Neyton, gostaria de saber se consigo exportar um desenho em 3d para o google earth, exemplo uma torre de celular.

    ResponderExcluir
  46. A princípio sim. Configure para cotas absolutas. Ou relativas ao solo.
    Prefira o sketchup para converter para o formato collada que o google Earth entende

    ResponderExcluir
  47. essa licença com limite de 10 entidades expira?

    ResponderExcluir
  48. quando a licença expira o programa passa a exportar 10 entidades por vez.

    adquira sua licença full, assim poderá exportar qualquer numero de objetos por vez, sem limitação

    ResponderExcluir
  49. Guilherme8/11/12 15:40

    Parabéns pelo programa cara! muito bom!
    Estou usando ele para importar uma série de poligonais que foram feitas no googleearth para o autocad! É um volume considerável de trabalho, mas como é uma vez na vida e outra na morte que farei esse trabalho, usarei apenas a demo mesmo. Senão comprava certo!

    ResponderExcluir
  50. para quem nao conseguil radar arotina no windows7
    clique co o botao esquerdo no auto cad e va em propriedades
    depois em compatibilidade eselesione o windows xp e de ok
    depois repita o prosesso de intalaçao da rotina

    ResponderExcluir
  51. PARA QUEM NAO CONSEGUIL RODAR A ROTINA NO WINDOWS 7
    E SO CLICAR COM O BOTAO DIREITO DO MAUSE NO ICONE DO AUTOCAD
    DEPOIS VA EM PROPRIEDADES E DEPOIS EM COMPATIBILIDADE
    SELESIONE O WINDOWS XP E SO DAR OK E FASER NOVAMENTE O PROCESSO DE INSTALAÇAO DA ROTINA

    ResponderExcluir
  52. nunca tive problemas relacionados a isso... estranho voce ter...

    ResponderExcluir
  53. Olá Neyton, muito bom seu programa, já uso ele há algum tempo. Estes dias precisei instalar o Cad 2009 novamente, instalei o Expge de novo, ele está funcionando, porém a barra de ferramentas e o menu dele não apareceu, ou seja, não foram criados, o que faço, já tentei um monte de coisas mas nao consegui fazer eles aparecerem. Me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  54. Olá Neyton, muito bom seu programa, já uso ele há algum tempo. Estes dias precisei instalar o Cad 2009 novamente, instalei o Expge de novo, ele está funcionando, porém a barra de ferramentas e o menu dele não apareceu, ou seja, não foram criados, o que faço, já tentei um monte de coisas mas nao consegui fazer eles aparecerem. Me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  55. Anônimo4/1/13 14:21

    Os meus projetos sempre vao parar no meio do polo Sul. O que esta errado? O fuso de Sp é 23 certo?Tentei todos os datum. Meu desenho este em coordenada. Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  56. Olá Neyton, bom dia! Está acontecendo o mesmo erro do Edison comigo:

    "Estou tendo diculdade de realizar o appload do expge no Autodesk civil 3d 2012, ele nao esta funcionando e exibe a mensagem abaixo:

    Command: APPLOad
    expge.VLX successfully loaded.
    Command: ; error: LISP application is already loaded expge
    Command:"

    Pode me ajudar por favor?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  57. A mensagem:
    error: LISP application is already loaded expge

    diz que o programa já está carregado. não é um erro em si.

    se mesmo após ele ter sido carregado ele não está funcionando é porque faltam arquivos do expge na pasta dele.

    faz o seguinte:
    FECHA o autocad e ABRE de novo.
    ANTES do appload, digite EXPGE na linha de comando.
    SE ele disser que o comando não existe, AI SIM faça o appload.
    ele VAI dar erro se faltar arquivos do EXPGE
    se não der erro, pode usar na boa.

    ah, verifique se o programa está no startup suite

    ResponderExcluir
  58. como faço para comprar ?

    ResponderExcluir
  59. como faço para comprar?

    ResponderExcluir
  60. Olá tudo bem! estou com um grande problema já procurei em varios lugares na net e com amigos que usam o google eaarth e esse problema parece que só aconteceu comigo. quando eu seleciono as linhas de um levantamento topografico e exporto com o expge para o google earth aparece um quadrado enorme totalmente branco que nao deixa eu visualisar a area desejada.oque pode ser???

    ResponderExcluir
  61. Funciona no ZW CAD?

    ResponderExcluir
  62. Olá bom dia! Qual o custo para aquisição do programa?

    ResponderExcluir
  63. Amigo esse programa é pago? Gostaria de testa-lo antes de comprar , trabalho com projetos de irrigação , tenho como exportar minhas coordenadas do cad para o google earth e inserir as curvas de nivel

    ResponderExcluir