doubleclick

Uma dica legal pra trabalhar com mais eficiência no civil 3d: as doubleclik. Na verdade é um recurso que já existe no autocad a um bom tempo, mas qua não damos muita importância. Imagine você clicar duas vezes num alinhamento, perfil, modelo de estrada ou qualquer coisa do civil 3d e ele inicia o comando relevante àquela entidade; Um alinhamento por exemplo a edição mais comum é a de alterar a geometria. Se você não gosta de ter que ligar o toolspace o tempo todo ou, mantêlo ligado, pois ocupa espaço na tela (tenha 2 monitores!!!), pode se beneficiar desse recurso, então vamos lá, pra usar isso, no civil 3d, digite CUI, aparecerá a janela do "Customize User Interface", nela, no quadro superior esquerdo, localize "Double Click Actions", como na figura. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha "New Double Click Action". No quadro a direita, no campo "Name" coloque o nome da ação e no campo "Object Name" o tipo de entidade. Tá, mas como saber que nomes colocar ali? Faça assim: na linha de comando digite:



(cdr (assoc 0 (entget (car (entsel "\nSelecione algo")))))






é isso mesmo, um lisp, ao selecionar um Alignment, na linha de comando aparecerá:



"AECC_ALIGNMENT"



coloque isso nos campos "Name" e Object Name" citados acima.

Agora, vamos criar os comandos que serão executados:


No quadro inferior esquerdo (o "Command List"), clique o botão "Create a new command" e no quadro da direita (o "Properties" ), preencha o campo "Name" com o comando que você quer e o campo "Macro" com o mesmo nome precedido do prefixo "^C^C_", como na figura ao lado.



Agora, no quadro "Command List" aparecerá o seu novo comando, "arraste-o" com o mouse para cima do nome da doubleclick que voce criou, deverá ficar como na figura abaixo:

Pronto, faça o mesmo para as demais entidades que você quer ter essa funcionalidade, eu estou usando as que aparecem na figura, é bem melhor que abrir o toolspace toda hora, ou usar aquele menu do botão direito do mouse pra tudo...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...